- Área: 343 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Javier Callejas Sevilla
-
Fabricantes: Cosentino, Acor, Listone Giordano, Prodex, Saint-Gobain, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma ladeira com impressionantes vistas sobre o entorno metropolitano e a cidade de Granada estabelecem o entorno sobre o qual diferentes volumes da casa Aire se escalonam, adaptando-se à topografia, distintos níveis são aproveitados para criar terraços que se comunicam diretamente com o exterior em contínua permeabilidade com o interior, trazendo as impressionantes vistas da paisagem para a casa.
O edifício projetado se adapta à topografia extrema, como uma série de volumes entrelaçados que são dispostos para otimizar as vistas e a luz natural. Os espaços interiores surgem na fricção entre os deslocamentos dos volumes.
O projeto favorece a ventilação cruzada, trazendo ar fresco que se esfria nos espelhos d'água dos terraços e, assim, atenua as fortes temperaturas de Granada.
A estrutura é mantida em seu estado natural, com a força expressiva do concreto, sem mascarar sua natureza.
A escada também funciona como um poço de luz, a iluminação zenital permite que a luz natural inunde o interior da residência, colocando em relação os diferentes níveis da casa.
De noite a casa se transforma numa grande luminária. A iluminação indireta e a regulação mediante a domótica proporciona um grande conforto, tanto espacial, como visual, trabalhando em duas escalas diferentes: a urbana quando vemos a casa a partir de uma grande distância e a humana, mais próxima.