-
Arquitetos: NV Arquitetura
- Área: 545 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rpdois Imagens
-
Fabricantes: Hunter Douglas, AutoDesk, Direção da Luz, Indusparquet, Lemca, Luxion, Omega Light, Power Lume, VEKA, iluminar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa AR foi planejada com os clientes, um jovem casal com um filho pequeno, a partir do primeiro momento em que sentiram que o apartamento em que viviam, também projeto do escritório, estava pequeno para as necessidades da vida em família.O terreno foi escolhido e o projeto desenvolvido ao longo de 6 meses. Durante a construção, ainda mais envolvidos com o projeto, os clientes adquiriram mais um terreno, o que valorizou a área externa, piscina e varandas.
As diretrizes que nortearam o projeto, além das necessidades do casal, foram a preocupação com o conforto, tanto físico e emocional como tecnológico, ou seja, é uma casa contemporânea, automatizada, inteligente e eficiente, mas também aconchegante e acolhedora. Do projeto à execução, tudo foi escolhido e construído com atenção, técnica e sensibilidade, e o resultado é uma casa que tem o DNA dos donos em cada detalhe.
A volumetria desenvolvida em dois pavimentos, foi pensada para valorizar 3 materiais: pedra, concreto e madeira. E as esquadrias são um diferencial neste projeto, uma combinação de madeira natural e PVC amadeirado VEKA, fabricadas pela Scheid Esquadrias que assessoraram o escritório ainda na fase inicial de projeto, todo desenvolvido em Revit, para o perfeito casamento entre os diferentes materiais. Todas as esquadrias, internas e externas, são piso x teto. Os perfis VEKA foram selecionados para terem o acabamento da madeira natural, e mesmo com vidros insulados e laminados ainda possibilitarem um ótimo funcionamento nos grandes panos de correr utilizados nos dois pavimentos.
A intenção de ambientes integrados se percebe já na entrada da casa, onde a bancada do lavabo faz parte do hall social. Living, jantar, cozinha e churrasqueira, típica da casa gaúcha, se integram de forma fluída e são organizados ao redor de um eixo central: a escada. A comunicação com a área externa, através das grandes portas, permite que a varanda e o pergolado em madeira colada, ampliem a área de lazer.
Todo piso externo é nivelado, assim como o gramado que era a principal premissa dos clientes para o jardim: um espaço amplo e sem desníveis. A parede e forros de madeira nas varandas, aquecem a pedra e o concreto aparente usados externamente. Os efeitos indiretos de iluminação, mantem íntegros os forros e painéis. O elemento de pedra da lareira que divide a varanda e área da parrilla, proporciona um uso comum para os dois ambientes.
O paisagismo respeitou os desejos dos clientes de pouca manutenção mas é cheio de particularidades como hortas em vasos altos, palmiteiros, plantas tropicais e bambus, exuberante e original. No piso superior, a sala íntima com mezanino para o living, proporciona uma bonita visão do jardim, assim como luminosidade e ventilação natural, esse espaço é também a integração entre as 3 suítes da casa.
Destaque especial para os 71 m² da suíte do casal, onde banho, camarim, banheira e closet podem ser totalmente compartimentados por portas de correr para dar privacidade ou totalmente integrados. Nos balcões do segundo andar as esquadrias acompanham toda a largura de duas das fachadas da casa, as folhas de correr, em PVC amadeirado da VEKA, são protegidas por venezianas sanfonadas verticais em madeira natural que, fechadas, se transformam em um grande painel. Esse ripado de madeira é parte importante da arquitetura e aparece em forros e painéis, dentro e fora da casa.