- Área: 668 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Mara Sánchez Renero Labelle
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada a oeste de Guadalajara, Jalisco, em um condomínio privado com vista para a floresta de La Primavera. O projeto é visto desde o exterior como uma moldura de concreto que se move lateralmente sobre uma base de pedra, criando um gesto que convida ao acesso à residência. Essa entrada é feita através de uma escadaria que se eleva até a metade do nível, cruzando um envoltório de floreiras onde chega a um corredor de madeira aberto que, por fim, culmina na porta principal.
No centro do hall de entrada há uma escadaria esculpida em madeira, metal e vidro que flutua sobre um espelho d'água que, por sua vez, permeia o exterior, conectando a área privativa dos dormitórios no pavimento superior com a área social no térreo, continuando até o subsolo, onde está localizada a garagem, com uma escada submersa no próprio espelho d'água.
A área social é um espaço aberto onde a cozinha, sendo o núcleo do projeto, coexiste espacial e visualmente com a sala de estar e a sala de jantar. Este espaço volta-se em direção a um jardim interior delimitado por grandes eucaliptos enquadrados por uma grande janela que se esconde em uma parede de madeira, permitindo uma interação completa do interior com o exterior.
A fachada posterior é criada com uma estrutura de concreto que envolve as áreas comuns no térreo e o terraço do dormitório principal, a academia e a sala de estar no último pavimento. De um lado da estrutura de concreto está o terraço / pátio com deck de madeira que complementa o convívio social.