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Arquitetos: John Pawson
- Área: 30 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Photography Felix Friedmann
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Fabricantes: Dinesen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando John Pawson foi contratado pela Fundação Siegfried e Elfriede Denzel para projetar uma capela em meio à floresta no sul da Alemanha, ele descobriu que esta não seria apenas uma nem tampouco, a primeira estrutura deste tipo encomendada pela Fundação. Esta capela faz parte de um contexto maior, um projeto chamado de Sieben Kapellen ou Sete Capelas, dedicadas aos ciclistas e ao turismo rural na Alemanha. Estas estruturas foram concebidas para proporcionar aos visitantes um lugar de reflexão e descanso e devem ser necessariamente construídas em madeira, contando apenas com um assento e uma cruz.
Durante sua primeira visita ao local, Pawson teve uma ideia. Para o arquiteto a capela deveria ser uma espécie de found object, um edifício não convencional implantado entre a floresta fechada e o campo aberto. A partir desta ideia, ele concebeu a capela como um simples gesto arquitetônico. De acordo com o ponto de vista, a capela se revela como uma simples pilha de lenha; ou por outro lado, assume uma forma mais sacral, como uma escultura sobre um pedestal de concreto.
A construção de madeira está intimamente conectada ao seu contexto, e por isso optou-se por intervir o mínimo possível deixando-a praticamente em seu estado mais bruto. Com o apoio da Dinesen, uma empresa dinamarquesa com quem Pawson tem um relacionamento de longa data, a madeira foi tratada com precisão cirúrgica. As aberturas recortadas na fachada revelam a espessura da madeira, enquanto que a entrada estreita, nos aproxima deliberadamente da sensação de atravessar uma floresta, desviando dos troncos das árvores que se impõem em nosso caminho.
Dentro da capela, o trabalho em madeira é sublime. A iluminação natural é pontual e acentua o caráter sagrado do recinto. A penumbra resultante direciona a atenção dos visitantes para as duas fontes de luz: a cruz recorda na parede uma abertura baixa em frente ao banco que emoldura delicadamente a paisagem exterior, voltada para a torre da igreja da aldeia vizinha de Unterliezheim.