![Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 1 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5c8a/6a11/284d/d1e4/9400/0026/newsletter/Pawson_Chapel_Exterior-5.jpg?1552574981)
-
Arquitetos: John Pawson
- Área: 30 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Photography Felix Friedmann
-
Fabricantes: Dinesen
![Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 3 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5c8a/6998/284d/d1e4/9400/0022/newsletter/Pawson_Chapel_Exterior-8.jpg?1552574859)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando John Pawson foi contratado pela Fundação Siegfried e Elfriede Denzel para projetar uma capela em meio à floresta no sul da Alemanha, ele descobriu que esta não seria apenas uma nem tampouco, a primeira estrutura deste tipo encomendada pela Fundação. Esta capela faz parte de um contexto maior, um projeto chamado de Sieben Kapellen ou Sete Capelas, dedicadas aos ciclistas e ao turismo rural na Alemanha. Estas estruturas foram concebidas para proporcionar aos visitantes um lugar de reflexão e descanso e devem ser necessariamente construídas em madeira, contando apenas com um assento e uma cruz.
![Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 5 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5c8a/69e6/284d/d1e4/9400/0025/newsletter/Pawson_Chapel_Exterior-11.jpg?1552574939)
Durante sua primeira visita ao local, Pawson teve uma ideia. Para o arquiteto a capela deveria ser uma espécie de found object, um edifício não convencional implantado entre a floresta fechada e o campo aberto. A partir desta ideia, ele concebeu a capela como um simples gesto arquitetônico. De acordo com o ponto de vista, a capela se revela como uma simples pilha de lenha; ou por outro lado, assume uma forma mais sacral, como uma escultura sobre um pedestal de concreto.
![Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 7 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5c8a/7141/284d/d1e4/9400/0033/newsletter/img162.jpg?1552576826)
A construção de madeira está intimamente conectada ao seu contexto, e por isso optou-se por intervir o mínimo possível deixando-a praticamente em seu estado mais bruto. Com o apoio da Dinesen, uma empresa dinamarquesa com quem Pawson tem um relacionamento de longa data, a madeira foi tratada com precisão cirúrgica. As aberturas recortadas na fachada revelam a espessura da madeira, enquanto que a entrada estreita, nos aproxima deliberadamente da sensação de atravessar uma floresta, desviando dos troncos das árvores que se impõem em nosso caminho.
![Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 6 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5c8a/6985/284d/d1e4/9400/0021/medium_jpg/Pawson_Chapel_Interior-1.jpg?1552574840)
![Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 9 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5c89/08f1/284d/d106/bb00/033f/medium_jpg/09-Section_DD.jpg?1552484587)
![Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 2 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5c8a/69c1/284d/d1e4/9400/0024/medium_jpg/Pawson_Chapel_Interior-8.jpg?1552574900)
Dentro da capela, o trabalho em madeira é sublime. A iluminação natural é pontual e acentua o caráter sagrado do recinto. A penumbra resultante direciona a atenção dos visitantes para as duas fontes de luz: a cruz recorda na parede uma abertura baixa em frente ao banco que emoldura delicadamente a paisagem exterior, voltada para a torre da igreja da aldeia vizinha de Unterliezheim.
![Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 4 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5c8a/6a02/284d/d14c/8200/0002/newsletter/Pawson_Chapel_Exterior-9.jpg?1552574966)