- Ano: 2018
-
Fotografias:Earl Carter
-
Fabricantes: -, Anston Architectural, Black butt, Bluescope, Brightgreen, Caroma, Elton Group, Kaldewei, Lockwood, Miele, Nikles, Sussex Taps, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote faz parte de uma fazenda de ovelhas, ainda em funcionamento, com 25 hectares de armazéns e galpões, vazios e subutilizados. O terreno é irregular, inclinado a partir de seu ponto médio, tanto para o norte, quanto para o sul, com vistas da paisagem circundante. Uma estrutura quebra-vento, feita de pinheiros, delimita o lado oeste e fornece proteção contra os ventos frios, predominantes no sudoeste.
O pavilhão norte, onde ficam os programas de estar e o pátio adjacente são protegidos em parte pela paisagem e em parte por uma abertura na cobertura de 30m x 30m que pairam sobre o pavilhão e o pátio. Essa estrutura protege a casa oferecendo tanto uma proteção dos ventos predominantes, quanto diferentes graus de sombra e luz solar direta, dependendo da hora do dia e do ano. Mais importante ainda, a abertura zenital, e sua porta protetora, atuam como um criador de lugar, localizando e definindo um recinto em um grande local dentro do qual os requisitos essenciais para habitação - abrigo, proteção, segurança - podem ocorrer confortavelmente.
Galpões simples, com estrutura metálica e telhado, porém sem vedação, existem espalhadas pelo campo australiano de forma que suas silhuetas evocativas oferecem uma justificativa romântica para esse mito arcádico. Noções de fronteira e de sobrevivência em uma batalha interminável com a natureza são questões presentes na vida de muitos australianos. No sertão, qualquer abrigo construído pode significar a diferença entre a vida e a sombra da morte do calor intenso, das inundações do rio, de modo que essas estruturas simples, muitas vezes devastadas pelo tempo, têm um significado mais profundo.
Mais complexa ainda é a atraente analogia a uma arquitetura cujo programa funcional é desconectado de sua pele protetora que ocorre quando os fardos de feno são colocados aleatoriamente sob o teto. Como os fardos de feno são movidos ou usados ao longo do tempo, sua relação com o telhado estático e a estrutura de aço assume uma qualidade dinâmica. Os fardos de feno são como componentes que se conectam. Le Corbusier experimentou a ideia de telhados com aberturas parecidas, o Pavilhão de Zurique 1960-65 é o melhor exemplo.