- Área: 2500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Richard Saad
-
Fabricantes: panoramah!®, -, Jotun, Libel, TopAkustik
Descrição enviada pela equipe de projeto. Abrigada atrás de um muro de basalto, esta caixa horizontal se desdobra em uma transição processional do mundo exterior para a serenidade do jardim, com suas vistas das montanhas do entorno. Os clientes tinham requisitos específicos que foram apresentados detalhadamente.
Sua mudança de um apartamento para uma casa ajardinada criou um desafio de criar uma sobreposição de funcionamento associada à necessidade de compactação e segurança adicional. O desafio era capitalizar os benefícios do terreno e economizar nos espaços de circulação, criando o menor número possível de corredores. A casa é circundada por uma estrada no sul, a residência do pai do cliente para o leste e seu irmão para o oeste.
Situado delicadamente em um embasamento, o nível superior da casa é abriga as necessidades privadas da família e contém uma série de quartos, banheiros e espaços familiares que se estendem sobre o nível abaixo. Devido à proximidade de uma estrada e para maximizar o jardim e várias estruturas próximas, o revestimento não só funciona como um protetor solar, mas também como um sistema de aberturas e fechamentos que são empregados onde for necessário, de acordo com o clima externo.
O ponto inicial da entrada no térreo é acessado através de um caminho levemente inclinado a partir da entrada principal acima, que abre para uma sucessão de espaços formais com pé-direito de 4,20 metros organizados em torno de um amplo jardim no pátio. Janelas deslizantes expansivas dão diretamente para a área do pátio e quando abertas em ambos os lados da sala principal, facilitam um estilo de vida que relaciona o interior com o exterior.
É aqui que a vida familiar acontece. Um layout aberto cria um fluxo fácil, mas também discretamente canaliza os hóspedes para além do acesso ao nível superior, mantendo a privacidade das áreas exclusivas para a família. Ao ocupar as paredes do terraço do piso térreo com a caixa de persianas em cima, a casa paradoxalmente se assemelha a um longo volume único, protegido pelas altas árvores ao redor.
Paredes grossas de pedra de basalto com aberturas profundas, vidros Low-E e telhados plantados trabalham para estabilizar a temperatura interna e absorver os extremos climáticos, levando a uma melhor qualidade de vida, juntamente com uma redução no consumo de energia. A sustentabilidade é aprimorada ainda mais pela coleta de água filtrada para uso doméstico e irrigação. Os coletores solares são colocados discretamente no telhado, fornecendo água quente durante todo o ano, enquanto as células fotovoltaicas ajudam a reduzir o consumo elétrico.