- Área: 5630 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O bairro do Itaim, em São Paulo, é conhecido pelos seus arranha-céus e pela agitação noturna e diurna de suas ruas e avenidas, contudo, ainda reserva alguns espaços de calma e tranquilidade em meio a tanta intensidade. É exatamente em um desses espaços residenciais e arborizados, em uma rua sem saída no burburinho do Itaim, que está localizado o edifício Único, desenvolvido para a Meta Incorporadora e para a Souza Lima Construtora. O projeto leva em conta as necessidades de um grupo heterogêneo de moradores, porém com o desejo em comum de desfrutar tanto das comodidades e da animação da região quanto do conforto de uma casa.
O edifício residencial, de oito andares e 29 unidades, conta com apartamentos com plantas variadas que acomodam ambientes íntimos, de estar e lazer e cujas tipologias – dúplex de 78m² a 105m², gardens de 107m² a 170m² e coberturas tríplex de 222m² – foram pensadas para atender às diferentes necessidades dos futuros moradores. Destaque para o tipo garden, que conta com um jardim generoso, e para as coberturas, com piscinas de borda infinita. Para dividir o acesso aos oito apartamentos de cada andar, os elevadores têm dupla saída, de modo que cada um fica reservado para apenas duas unidades.
A área comum do edifício incentiva o convívio e a interação entre os seus coabitantes, e inclui espaço fitness, playground, coworking, sauna no pavimento térreo e um ensolarado deck com piscina circular no pavimento superior. Foi instalada ainda uma lavanderia no subsolo, ideal para os moradores que preferem não ocupar parte da planta do apartamento com área de serviço.
Para dar dinamismo e movimento à arquitetura, a fachada frontal ganhou painéis inspirados nos muxarabis, com sistema de fechamento por meio de guilhotina entre os dois pisos de cada apartamento. “Essa solução trouxe versatilidade também para a posição dos terraços, que, nas unidades laterais, ficou no andar da área social e, nas centrais, na área íntima. Além disso, permite a vedação da varanda sem que seja necessário recorrer ao envidraçamento”, explica Arthur Casas. Já a lateral do edifício foi revestida com um painel metálico vazado na cor branca, cuja estética é tão sofisticada quanto a do muxarabi frontal.
As fachadas refletem o conceito de Gestalt – o todo não é a soma de suas partes, mas sim algo único que tem apenas uma relação formal e estrutural com o conjunto de seus elementos. Ou seja, a arquitetura só será de fato compreendida quando o edifício for visualizado por completo. Os painéis vazados dão, portanto, uma identidade inovadora para o projeto, garantem a privacidade das unidades – sem obstruir a vista para a rua tranquila e arborizada –, permitem a entrada de iluminação e ventilação naturais e, de quebra, criam um lindo jogo de luz e sombra no interior. O resultado é um projeto arquitetônico que faz jus ao nome do edifício, Único.