-
Arquitetos: Stemmer Rodrigues Arquitetura
- Área: 487 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Air System, Lightworks, Metalpar Indústria Metalúrgica, Scheid, VEKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um lote elevado com vista para um lago, a sensação de privacidade e isolamento foi o ponto de partida deste projeto, de 487m2. A lista de desejos era criteriosa: a moradora buscava referências que a remetessem de volta à sua terra natal em Napa Valley, na Califórnia. Entre os itens, um quarto que convidasse a permanecer na cama até tarde, carros mantidos em segundo plano e uma passarela interna cercada por um bosque.
A tradução arquitetônica destes elementos foi escrita em uma casa que se ergue em três blocos distintos, cada um representando um zoneamento diferente. Na fachada da frente temos o primeiro deles, um cubo totalmente revestido de madeira que abriga as suítes dos filhos e “flutua” sobre a garagem aberta. Grandes lâminas revestidas de arenito rosa, uma tradicional pedra californiana, dão sustentação ao volume e protegem o acesso principal.
O living se entende a partir da entrada em outro imponente bloco, o segundo, cuja parede lateral e teto são em concreto aparente, com uma textura que mistura a força do material a suavidade dos veios de madeira nele impressos. Todo o espaço é permeado por grandes painéis de vidro que se estendem pela altura total do conjunto, descortinando uma vista única para a paisagem a para as árvores do jardim que rodeiam a propriedade.
A lareira é um ponto focal, com revestimento em aço corten, e na qual está a sustentação da estrutura. Ao lado dela, o vidro em fita baixo cria um contraste inteligente entre interior e exterior, dando leveza ao conjunto e desenhando grandes entradas de luz que, ao mesmo tempo, asseguram privacidade.
O terceiro volume é em alvenaria branca e tem dois pavimentos: o inferior concentra a área de serviço, cozinha e brinquedoteca. No superior está o quarto casal, à parte dos demais, com amplo banheiro e closet. O descolamento dos elementos configurou aberturas que permitem que insolação banhe a parte sul da casa.
Finalmente, interligando cada um deles, uma grande passarela otimiza a movimentação horizontal e vertical entre os espaços, lembrando a circulação de um hotel. A aposta nessa passarela configura a evolução de um simples corredor que agrega a vista panorâmica do segundo pavimento através dos painéis de vidro. Em sua estrutura foi instalado o ar condicionado central, otimizando a distribuição de ar e escondendo todos os equipamentos.