- Área: 450 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Lorena Darquea
-
Fabricantes: Cemex, Comex, Construlita, Grupo Tenerife, Hidralmex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma geometria simples contém um programa para uma casa contemporânea; dentro de uma fachada sóbria, completamente vedada para o exterior, um interior investe em amplos espaços ricos que se abrem para espetaculares jardins verdes.
O volume foi pensado como dois "L's" invertidos. O piso inferior contém os espaços compartilhados. Ele contrapõe o segundo L no último andar, que hospeda as áreas privadas. A geometria favorece a criação de um pátio central, que articula a distribuição de toda a programação arquitetônica. Desta forma, o usuário entra na casa para ser recebido por uma clarabóia de cristal que acomoda um enorme freixo.
A vegetação desempenha um papel crucial, fazendo parte da ornamentação da casa. Todas as áreas sociais abrem-se para este espaço envidraçado de vegetação, que desfaz a linha entre o exterior e o interior. Assim, a arquitetura e a paisagem tornam-se o núcleo da casa, gerando privacidade para os espaços descobertos. A piscina está localizada ao sul, favorecendo sua insolação.
A casa é construída com uma materialidade sóbria e de tons neutros. O concreto, o granito cinza e a madeira são os principais componentes. A impenetrabilidade da casa surpreende ao lado da abertura do interior. É uma construção paradoxal, que causa incerteza e surpresa, que está sendo gradualmente revelada, que precisa ser percorrida para ser decifrada.