- Área: 398 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tina Stephansen
-
Fabricantes: Bygholm Wood, Louis Poulsen, Moelven, Velfac, Vola, Zurface
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração da Dinamarca, esta casa pacífica e acolhedora, com um caráter informal e contemporâneo, está perfeitamente situada em seus arredores rurais. O projeto tem vários núcleos: um edifício principal e dois celeiros que foram planejados para evocar uma antiga fazenda. O outro imperativo que formou o conceito foi reter e reconhecer a forma simples dos edifícios originais – três volumes longos e abstratos, com um telhado de duas águas. Formalmente, o edifício simples, icônico e tradicional é referenciado, mas com uma abordagem contemporânea adicionada no estudo da forma, sem elementos tradicionais ou ornamentação. A fachada encapsula este conceito: calhas e chaminés são escondidas e madeira envolve cada volume.
No início, as formas abstratas dos três volumes podem parecer contrárias ao contexto rural, mas uma vez que se entra no pátio central por um caminho de concreto, apreciando as estruturas circundantes e toda a extensão do projeto, o espectador compreende a coerência do espaço com sua configuração específica que forma um pátio central, típico das tradicionais fazendas regionais. A casa principal é colocada entre um vasto gramado e a rua – protegida pelos outros dois edifícios funcionais. Desta forma, ela se beneficia da vista para o pátio central, captando o sol de um lado, enquanto o outro lado se abre para os campos, proporcionando vistas panorâmicas da paisagem.
O piso de concreto escovado no interior reflete o vernáculo tradicional da fazenda e o acabamento das paredes em madeira fornece uma continuação visual entre os espaços internos e externos. Isso determinou um ponto de partida para uma abordagem interior modesta e uniforme para adequar-se à atmosfera arquitetônica geral do projeto.