-
Arquitetos: Studio Saxe
- Área: 340 m²
- Ano: 2018
-
Fotografías:Andres Garcia Lachner
-
Fabricantes: Cosentino, Ecoroof, Extralum, FV, Grenada Tiles
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente encomendou aos arquitetos do Studio Saxe a criação de uma casa na mata que incorporasse o exterior. A propriedade era composta de um declive que chegava a um riacho que dava para a mata. Os arquitetos decidiram criar um grande espaço com pé-direito triplo para ver desde as raízes das árvores até o o céu, apreciando o alcance total de todas as árvores que cercam a casa.
A configuração do volume, um espaço fechado em vidro, traz sombras para o interior, ventilação natural e proporciona um lugar que é sempre cercado pela mata. O partido é contra-intuitivo: afundar a casa no chão e criar um átrio vertical, que dá origem a um forte momento de descoberta quando alguém entra na casa.
A casa é composta por cômodos que flutuam na paisagem e um espaço comum que ambienta o interior e o exterior. Tudo está alojado dentro de uma ampla cobertura que dá sombra e conforto. Ao trabalhar em um local com uma grande quantidade de recursos e em um declive, somos tentados a colocar todos os espaços da casa flutuando na paisagem, no entanto, a decisão consciente foi de apoiar a área principal na terra . Isso permitiu ser capaz de criar um espaço dramático no topo, de uma maneira quase contra-intuitiva, que levou a floresta com muito mais força para o interior da propriedade, criando uma conexão mais forte entre a sala humana e o mundo natural ao nosso redor.
A solução mais banal teria sido projetar um espaço que funcionasse com ar condicionado. Porém, os arquitetos optaram por criar um objeto transparente que não se imponha no terreno, mas esteja localizado dentro da mata. A geometria dos diferentes elementos da casa foi então pressionada, extraída e movimentada para se adaptar às condições topográficas e vegetais existentes.
O sistema de construção aplicado a este projeto consiste em grandes vigas metálicas, que foram pré-fabricadas fora do local e montadas na propriedade, criando um processo de construção leve, sustentável e efêmero com um impacto muito baixo na mata. Este sistema permitiu uma instalação rápida no local, reduziu custos e possibilitou uma abertura extrema da arquitetura tropical leve. Este sistema de construção combina aço com técnicas tradicionais de trabalho em madeira de teca para painéis e portas.
O projeto foi pensado para proteger do sol à tarde através de uma parede de persianas que filtra a luz criando um efeito de luz que entra através das folhas. As aberturas cuidadosamente posicionadas com a orientação correta permitem que a ventilação cruzada crie conforto sem o uso de ar condicionado. Todos os materiais foram escolhidos para ter um impacto mínimo no local durante a construção, bem como o uso de teca certificada de reflorestamento para os elementos mais naturais da casa. O uso de aquecimento solar para a água e energia solar prevalece na construção, o que minimiza a pegada de carbono.