-
Arquitetos: Studio MK27
- Área: 1115 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Artefacto, Jader Almeida
Aproximando-se ao conceito de Promenade Architecturale, ou o passeio arquitetural, o valorizado percurso de acesso ao interior desta residência parece reafirmar a definição da estratégia projetual utilizada pela primeira vez na Villa Savoye, desenhada por Le Corbusier em 1928. Flanando pelo espaço a partir de uma sinuosa rampa que convida a caminhar tridimensionalmente num movimento que aproxima-se ao Cinema, a experiência de fruição no objeto arquitetônico é marcada por surpresas à medida que se eleva.
Pairando sobre o comprido terreno de 3.820m² no centro de Miami, mais precisamente no eixo da Pine Tree Drive no canal de Indian Creek, a residência foi desenhada objetivando a maximização das vistas da área social ao mar, uma vez que nenhum edifício obstrui a paisagem. A partir disso, em dois blocos que acomodam a integridade do programa residencial em 1.115m², a equipe concebeu os volumes de modo a vislumbrar o skyline de Miami Beach no bloco superior e que compreende as áreas sociais, enquanto o segundo bloco, na cota inferior oportuniza o refugio e tranquilidade às áreas íntimas com vistas ao pátio interno.
Na fachada da ala social voltada ao interior do terreno, elementos vazados e desenhados pelo escultor austríaco Erwin Hauer demarcam a superfície, de maneira que a luz é filtrada desenhando as sombras a um só instante. Este bloco elevado, por sua vez, ainda apresenta outras duas materialidade, concreto e madeira, a partir de um desenho estrutural que cria a ideia de caixa dupla, mas que no entanto, indo além do mero apelo estético, a solução viabiliza mascarar a estrutura que sustenta-o. Na fachada oposta, que emoldura a vista, folhas de vidro permitem acesso a varanda que oportuniza a contemplação.
Em seu interior, ripas de madeira recobrem as superfícies das paredes e forro, permitindo maior conforto aos moradores em auxílio às poltronas, sofá, mesas de centro e laterais e acessórios da Sollos, marca de Jader Almeida.
Enquanto isso, a ala íntima é resguardada no bloco disposto na cota do nível do térreo, perpendicular ao superior, acomodando seis suítes, sala de TV e alguns dos ambientes de serviços. Externamente, este é mimetizado por portas tipo camarão em ripas de madeira.
O projeto paisagístico, onde a rampa se estende, foi idealizado por Raymond Jungles, quem conviveu com Roberto Burle Marx e parece ter bebido de sua fonte tropical.