- Área: 200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Norbert Tukaj, Benas Šileika
-
Fabricantes: Aluvesto, Atlas Concorde, Catellani & Smith, Cielo, Delta Light, Flos, Lightyears, Lonas, Ornamenta, Papadatos, Pianca, Rolf Benz, Vibia, Vituko durys, Welsh Slate Penrhyn, Zucchetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O volume assimétrico da Casa do Rio Neris é orientado para o nordeste, onde está a vista para o vale do rio. O eixo diagonal também segue a direção da infraestrutura subterrânea que passa pelo local. O terraço principal, bem como duas entradas são esculpidas de forma assimétrica no volume, como um espaço que convida a circular pelo projeto. A arquitetura horizontal e os caixilhos são destacados através dos desvios de madeira que contrastam com as cerâmicas de xisto escocês, que enfatizam o volume sólido.
Ao contrário do exterior, os espaços interiores são projetados para serem funcionais e regulares. O ponto focal da planta em forma de H é uma grande sala de estar rodeada por outros recintos. O objetivo era unificar o ambiente, a arquitetura e o interior da casa, bem como destacar as vistas únicas do vale de Neris, que se tornam uma característica marcante do interior através das janelas panorâmicas. Portanto, o resto do interior é sutil, lacônico e terroso, e apresenta elementos gráficos em preto. A arquitetura da Casa do Rio Neris incorpora seu lugar e conta a história do que acontece em seu interior.