-
Arquitetos: OODA
- Área: 1100 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Joao Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma das tarefas mais exigentes do Porto é a intervenção na maior parte dos edifícios antigos e históricos do centro. Este projeto é uma renovação de um edifício do século XX à ser convertido em uma unidade de 17 residências para estudantes e jovens em geral.
O Edifício DM2, localizado no centro da cidade do Porto (zona de intervenção prioritária), na zona de proteção do Museu Nacional Soares dos Reis, data do fim do século XIX e a sua composição original da propriedade destinava-se a uma habitação única, tendo a ornamentação e construção com características dos edifícios da época, tanto no layout funcional quanto estético.
No entanto, uma mudança posterior ocorreu no final do século XX, de maneira que o edifício sofreu uma profunda alteração em seu interior, causada pela modificação ao uso.
A propriedade foi dividida em vários pavimentos independentes e com características baseadas nos serviços e no caso dos andares inferiores foram completamente redesenhados de maneira que foram removidos os caixilhos originais, madeira dos pisos e tradicionais claraboias no topo da escada. Como efeito, o projeto previa a reconstrução da propriedade, devolvendo a função inicial da habitação integral, recuperando vestígios de identidade oculta, reinterpretando elementos tradicionais e dando ao edifício um novo sentido de programa habitacional contemporâneo com um conjunto de tipologias baseadas nas atuais necessidades do mercado.
Assim, o edifício distribui em conjunto, 17 apartamentos dos tipos T0 e T1, com dimensões entre os 28 e os 105m² por 5 pavimentos e acompanhados por um pátio ajardinado destinado a estacionamento.
A reforma restaura a função residencial original, sublinha as características formais e construtivas únicas e adapta-se a uma realidade urbana contemporânea da cidade do Porto.