Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do novo dormitório da Escola Luterana Rwamagana para 100 alunos é um manifesto dos arquitetos que acreditam no potencial de capacitação e educação através da arquitetura. O programa do dormitório foi desenvolvido por meio de soluções inovadoras e socialmente responsáveis que equilibram sustentabilidade, custo-efetividade e funcionalidade. O edifício tem a intenção de funcionar como uma ferramenta de ensino que aprimora a experiência do internato, estimulando os alunos, tornando-os parte das fases do projeto, e oferecendo uma instituição educacional segura, saudável e ambientalmente correta. Com meios simples, o projeto visa responder às restrições do clima e do território, bem como estimular a partir do projeto, na tentativa de articular as atividades básicas do aluno e a maximização do uso do espaço.
A adoção de uma abordagem de projeto participativo teve um grande papel no resultado positivo do projeto, integrando os insumos dos alunos, para uma melhor compreensão do uso e percepção do espaço, mas também para o currículo da escola, que é muito comprometida para implementar um curso de sustentabilidade através do novo projeto. O papel catalisador desempenhado pela intervenção arquitetônica desencadeia uma série de ciclos virtuosos que envolvem a comunidade no nível da construção, os alunos através da abordagem participativa e do estímulo pela arquitetura, e facilitam a auto-manutenção do edifício. Esses aspectos reforçam o conceito de arquitetura como ferramenta para agregar valor aos programas.
Graças a um treinamento passo a passo de construção, simulações e testes no local realizados em materiais, os trabalhadores aprenderam como melhorar suas técnicas tradicionais de construção e como adotar materiais alternativos disponíveis localmente e acessíveis. Esta abordagem provou aumentar as oportunidades de emprego e melhorar a capacidade de auto-construção. O uso de materiais e técnicas de construção locais também facilita a contextualização do edifício e envolve a comunidade no nível de produção: os tijolos queimados foram produzidos por artesãos próximos ao local com argila do vale e pisos de argila compactados. A pedra para as fundações foi extraída na aldeia próxima e trazida para o local. Cal e juncos são provenientes de um dos pedreiros, e toda a construção é realizada com ferramentas de tecnologia já ultrapassadas, porém importantes.
A interpretação inovadora do dormitório baseia-se na ideia de que a arquitetura tem o potencial de melhorar o ambiente educacional, estimular a criatividade dos alunos, seus sentimentos positivos e sua laboriosidade durante todas as suas atividades diárias. Isso se reflete em todos os detalhes do projeto, desde o conceito da sala, passando pela disposição dos espaços comuns, até o conforto interior.