-
Arquitetos: Arquitectura-G; Arquitectura-G
- Área: 80 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: Acor, AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, inicialmente ocupado por uma antiga casa entre empenas em estado de ruína, situa-se na cidade medieval de Empordà. Como diretriz projetual, foi decidido manter as paredes de pedra originais e inserir o novo volume recuando-o em relação a estas.
A residência também está separada da empena adjacente no piso térreo para criar uma nova passagem para a cidade que conecta a rua principal com a muralha medieval. Este gesto foi utilizado para situar o acesso principal da casa. Desta forma, a passagem é também um hall coberto, onde você pode estacionar a bicicleta ou armazenar a lenha.
A zona destinada às atividades noturnas no piso térreo está relacionada às áreas comuns do primeiro pavimento por meio de uma escada em espiral central cuja estrutura se estende até a cobertura para sustentá-la. Optou-se por ajustar a altura do piso térreo e acentuar a do primeiro pavimento para gerar um grande volume interior com três janelas voltadas para o Montgrí, a muralha medieval e o céu.