- Área: 115 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Adrien Williams
-
Fabricantes: Argenta, Ortal, RENSON, Sky-Frame, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em um terreno que se inclina suavemente em direção a um lago, este pavilhão é cercado pela flora excepcional de uma floresta centenária. Uma casa de hóspedes com dois dormitórios, banheiro, cozinha e área de estar foi construída dentro de várias condicionantes: era necessário utilizar a estrutura de uma cabana existente e ser integrada à paisagem enquanto permanece abaixo dos 115 m2.
Para atender a essas demandas, foi criado um volume de vidro transparente, com um telhado verde que parece contínuo com o terreno acima e uma laje elevada.
O pavilhão concluído é emoldurado entre o piso e o teto, ambas as estruturas estão em balanço em direção à água, destacando a horizontalidade da construção e ampliando as vistas do lago e da floresta. Superfícies reflexivas espelham a vegetação circundante durante o dia e tornam-se completamente transparentes à noite. Cada parte do pavilhão é marcado por detalhes precisos, desde a clareza das superfícies exteriores envidraçadas, à expressão do piso e do teto como planos contínuos únicos.
O tratamento do terreno inclui uma parede baixa de concreto branco no norte e leste do pavilhão com grandes lajes de ardósia no chão para acomodar mudanças de nível. Uma passagem elevada permite o acesso à entrada principal da estrada e uma escadaria grande, mas aparentemente sem peso, fornece uma rota para descer do terraço em direção ao lago.
A leveza permeia todos os elementos do projeto. A estrutura totalmente em aço, que suporta o telhado, consiste em colunas redondas escolhidas para minimizar sua presença visual. À noite, a superfície do piso de concreto polido reflete a luz de volta para o teto, enfatizando a aparente leveza do projeto. Todos os serviços mecânicos e hidráulicos são ocultos dentro de um trabalho personalizado que forma um volume de madeira pura, também servindo para separar os espaços públicos e privados. Este bloco de serviço, revestido por todos os lados com madeira, é separado do envoltório exterior e do teto, de modo que a cobertura parece flutuar continuamente acima dos espaços interiores sem interrupção.
Sustentabilidade foi fundamental para o projeto. O envoltório de alto desempenho inclui vidros triplos com persianas e telas motorizadas para reduzir o consumo de energia no clima desafiador do Quebec e permitir a ventilação passiva nos meses mais quentes. Sistemas elétricos e mecânicos, incluindo piso de concreto radiante que serve como massa térmica para regular as temperaturas, são gerenciados por um sistema de automação residencial que maximiza a eficiência. As características naturais do local foram mantidas intactas, e novos componentes da paisagem foram cuidadosamente selecionados para minimizar seu impacto - o telhado jardim foi composto pelas mesmas espécies nativas encontradas em toda a propriedade.
O cliente, um arquiteto, desejava criar uma estrutura marcante para hospedar os convidados dentro do que já era um ambiente magnífico. Por meio de colaboração significativa, uma solução inovadora foi encontrada para atender aos rigorosos requisitos do projeto, criando uma peça única de arquitetura que ainda permite que esse cenário incrível fale por si.