-
Arquitetos de interiores: Yiduan Shanghai Interior Design
- Área: 1800 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Enlong Zhu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi construído a partir de contêineres e está situado na Ilha Orenda - Chongming, em Xangai, na China. Sua localização isolada em campos abertos, bem como os estreitos espaços interiores dos contêineres, tornaram o projeto desafiador. Para conferir aos dez contêineres escalonados comuns uma estética única, os projetistas estenderam corajosamente o espaço interno para fora, criando uma caixa vazia conectada a cada volume fechado.
As caixas adicionadas, emolduradas por grades, aumentaram a área útil, atenderam às demandas funcionais e formaram um contraste de solidez e vazio com os contêineres. A luz natural pode ser filtrada através das grades, gerando uma visão poética da luz e das sombras. Os contêineres e as novas caixas criadas a partir deles, juntos, produzem a forma arquitetônica escalonada e sobreposta, tornando o edifício moderno e futurista.
A arquitetura geral apresenta uma paleta coordenada de madeira natural clara e branca, que proporciona uma impressão visual limpa, simplista e moderna. Além disso, combinado com a paisagem verde circundante, a arquitetura dialoga harmoniosamente com a natureza.
Um rio sinuoso atravessa a parte central da edificação, adicionando flexibilidade e vitalidade a ele. Todo o volume é composto por três pavimentos, com o primeiro funcionando como recepção e espaço de exibição, o segundo fornecendo refeições simples e o terceiro servindo para atividades de trabalho, reunião e negócios.
A circulação está de acordo com o ambiente natural, oferecendo uma visão diferente em cada etapa, e elementos que trazem tranquilidade são utilizados de acordo com o estilo de design moderno e minimalista. Os espaços interiores e exteriores são integrados como um todo, o que rompe a convenção e dá alma à arquitetura.