Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 1857, quando o primeiro resort à beira-mar foi construído no Lido di Veneza, a cidade insular mais famosa do mundo estava celebrando o auge de sua popularidade. Veneza era um dos locais mais procurados por famosos e celebridades para a realização de grandes festas, concertos e eventos culturais. Os dois principais hotéis da cidade: o Grand Hotel des Bains, concluído em 1900 e o Excelsior Palace Hotel, em 1908, estavam transformando o Lido em um dos balneários mais procurados em toda a Europa. O Palácio do Festival de Cinema e o Palácio do Cassino se transformaram em objetos de desejo, um lugar onde todas as pessoas importantes precisavam estar.
Em decorrência das sucessivas crises econômicas que abalaram a península itálica, o Lido passou a ser cada vez menos procurado e entrou em declínio. O famoso Grand Hotel des Bains sentiu a falta de seus recorrentes e opulentos hóspedes, passando por um longo período de falta de investimentos e consequentemente decadência. O Festival Internacional de Cinema de Veneza é hoje o único evento que ainda evoca as glórias do passado, ressuscitando o Lido di Venezia uma vez por ano. Como testemunhas de uma época dourada, o Palácio do Festival de Cinema e o Palácio do Cassino permanecem resistindo a ação do tempo conservando com orgulho a sua majestosa imponência.
Em um esforço de comemorar e resgatar o brio deste passado, o escritório de arquitetura com sede em Treviso, C+S architetti, desenvolveu um novo projeto urbanístico-paisagístico para o Lido di Venezia. Um espaço público que costura e amarra estes três importantes elementos do balneário insular: o Palácio do Casino, o Palácio do Festival de Cinema e a paisagem única do Lido. Unificando o patrimônio construído com os espaços públicos que os cercam, o projeto criado pela C+S se desenvolve em forma de um percurso contínuo que visa reforçar a dimensão do antigo domínio público do lugar, unificando os dois edifícios com o parque e resgatando detalhes do projeto original, testemunhas do esplendor da Belle Epoque de Veneza.
A praça foi elevada em relação ao seu nível original para permitir uma melhor visão da paisagem da laguna de Veneza. Este espaço público foi completamente pavimentado em pedra de Apricena, uma superfície monocromática que realça os principais valores do parque urbano, evitando a sua fragmentação ou segmentação.
A arquitetura foi transformada em design, da materialidade da pedra aos sistemas de drenagem, tudo foi minuciosamente desenhado para construir uma paisagem sublime. Recortes requintados definindo o encaixe das peças de piso, gradis de aço contornando e definindo os espaços, bancos de mármore permitindo momentos de reflexão à sombra dos pinheiros marítimos recém-plantados e autóctones que dão sinuosidade a paisagem do jardim. Todos os elementos foram concebidos de forma a ressaltar a presença de algo intangível: um terceiro edifício destinado a completar a praça, mas que nunca foi construído.
A praça, projetada principalmente para servir ao Festival de Cinema de Veneza, é invisível como uma infraestrutura do mais antigo festival de cinema do mundo. Ela permite ativar outros eventos culturais durante os outros meses do ano além de devolver a dimensão pública de um espaço coletivo e gratuito para todos os habitantes da ilha e do Lido: pais que passeiam com seus filhos pequenos, jovens que se reúnem nos períodos livres do dia, crianças que se contagiam com a beleza da fonte no centro da praça, idosos que procuram relaxar sob a sombra das árvores depois de uma breve caminhada com vista para o mar.
“Estamos orgulhosos de fazer parte de um projeto como este. Estamos devolvendo aos cidadãos uma parte de sua cidade. Acreditamos que, através de um bom projeto, podemos ressaltar o valor do domínio público dos espaços urbanos, ativando suas memórias, seus sonhos e suas experiências”- comentam Carlo Cappai e Maria Alessandra Segantini. Como parte do projeto encomendado aos arquitetos da província vizinha de Treviso, o térreo do Palazzo del Casinò foi completamente reformado, resgatando todo o seu antigo esplendor.