- Área: 309 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Gomulya
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes queriam que projetássemos uma casa que parecesse simples e aconchegante na província de Java Central, Indonésia, local de origem do proprietário e do qual ele possui boas lembranças. Clientes e arquitetos entraram em acordo em utilizar o tijolo como material principal do projeto, pois esse material parecia contemplar as características desejadas. Segundo o proprietário, o tijolo tem o poder de fazer uma casa grande tornar-se acolhedora.
A partir do material principal, o arquiteto escolheu o conceito de arquitetura verde como o norte principal a ser aplicado na residência. Esse conceito se baseia em maximizar a entrada de ar e luz natural nos espaços da casa.
A Residência Flick tem quatro jardins: um principal, um privado, um flutuante e um pátio interno. O jardim principal está diretamente adjacente à sala de estar familiar e limitado por uma grande porta de correr que pode ser aberta ou fechada facilmente. A presença dessa grande porta facilita a entrada e fluxo de ar em todos os cômodos no primeiro pavimento, especialmente a sala de jantar.
O jardim privado encontra-se na área do dormitório principal. O objetivo desse jardim é permitir que o proprietário relaxe sem a necessidade de ir até o jardim principal. Esse jardim é conformado a partir de um tanque com peixes. O jardim flutuante está no segundo pavimento e também tem uma grande porta de correr para que o ar possa fluir para os ambientes. A existência do jardim provoca uma diminuição da temperatura, já que a circulação de ar refresca os espaços de forma ideal. O último jardim, localizado no primeiro pavimento, é o pátio interno, projetado com pedras e uma árvore. Por cima desse mini jardim encontra-se uma janela que permite a entrada de ar na casa, facilitando sua circulação.
Levando em conta os hábitos da família, que gosta de se reunir e ter um ambiente aconchegante na casa, o arquiteto optou por um conceito de desenho aberto. Isso permite que a família interaja facilmente, sem interrupções. Além disso, o ar pode fluir com facilidade. O projeto aberto na Residência Flick também se materializa no uso de uma grande porta de correr, que permite que a luz entre facilmente e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de energia.
Os tanques de peixes não são um mero elemento decorativo, já que cumprem uma função importante ao reduzir a temperatura causada pela luz solar direta na área do terraço. Além de aplicar o conceito de arquitetura verde, o projeto também tem detalhes arquitetônicos e internos bastante únicos. Algumas partes das paredes parecem estar flutuando. No primeiro pavimento, os banheiros estão escondidos por trás de um armário com espelhos e no segundo, o banheiro tem um conceito semi-externo de modo que abrindo a cortina se pode ver do exterior.
Uma escada envidraçada reduz o uso de iluminação artificial durante o dia. Para que o calor do sol não entre diretamente no interior, a casa é protegida por uma segunda pele de tijolos. O uso de luz não direta aumenta o sentido de aconchego da casa e torna a experiência mais agradável.