- Área: 240 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Luis Díaz Díaz, Fernando Andrés Puerto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em uma encosta rochosa com vegetação selvagem a partir da qual você pode desfrutar de belas vistas da baía da cidade. O acesso ao terreno é no nível inferior e, a partir daí, um caminho que sobe lentamente em ziguezague ou o elevador, leva-nos à entrada da casa. Assim que cruzamos o limiar da porta, encontramos a primeira vista da baía emoldurada pelas grandes janelas da sala de jantar. Estas vistas deslumbrantes são o pano de fundo para todos os espaços interiores. No térreo estão situados um dos dormitórios, a sala de estar, a cozinha e os quartos de serviço. O pavimento superior, por sua vez, abriga dois dormitórios.
O desenho está baseado nas seguintes ações: a criação de uma série de bases em concreto para assentar os volumes construídos na inclinação do terreno; os quatro prismas retangulares empilhados que abrigam as salas principais e enquadram fragmentos diferentes da paisagem; o fechamento dos espaços intersticiais entre esses prismas e os elementos de pedra com paredes de vidro que diluem as fronteiras entre o exterior e o interior; o arranjo dos elementos interiores que permite o uso dos diferentes ambientes da casa de maneira mais livre.
A proposta concede a mesma importância e intensidade tanto às quatro caixas que confinam seu pequeno pedaço do Mediterrâneo quanto aos lugares criados entre elas. Assim, o espaço intersticial entre os volumes, longe de ser um espaço secundário, é o verdadeiro coração da casa, o lugar onde as vistas são enquadradas de uma maneira mais sutil, e onde os materiais e cores escolhidos são um reflexo da baía e da tradição arquitetônica da ilha.