Descrição enviada pela equipe de projeto. O Atelier d'Architecture Perraudin, em colaboração com a Wyswyg Architecture em Lyon, provou com este projeto que é possível viabilizar casas de baixo custo usando materiais nobres, como pedra maciça e madeira. As paredes são feitas de pedra Fontvieille de 40cm de espessura, enquanto a carpintaria do telhado (interior e exterior) é feita de madeira lariço.
Esta casa, dimensionada nas proporções áureas do retângulo, foi projetada em dois níveis. Inclusive, estando o lote localizado no sub-setor UD do município de Montélimar, as recomendações em relação às possibilidades de inundação implicaram em disposições especiais como uma área reduzida e a elevação do espaço habitável a 173 cm acima do solo.
Por isso, a casa é elevada a 2,20 m de altura para superar essa restrição e limitar os obstáculos ao fluxo de água. Assim, no piso térreo, os proprietários podem adaptar livremente o espaço exterior coberto que foi criado. Os espaços do nível superior são organizados em torno de um núcleo central, onde estão as escadas para acesso à casa. As áreas comuns são divididas em diversas variações que dão acesso aos quartos e garantem privacidade.
Para aproveitar o sol, os espaços de estar são posicionados ao sul; lá, ao longo do comprimento da fachada, é criada uma extensão para o exterior. Este terraço é coberto por uma pérgula que protege as superfícies de vidro.Os quartos estão localizados no norte, voltados para o leste e oeste. Toda a casa beneficia-se das qualidades térmicas da pedra e da ventilação cruzada. Uma reflexão sobre a compacidade é fundamental neste projeto, cujo objetivo era criar uma casa saudável e ecológica.