-
Arquitetos: 236 Arquitectos
- Área: 750 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi encomendado para a construção de duas residências em um bairro residencial do Porto. O lote era longo e o projeto estava dentro do terreno com acesso limitado à estrada principal junto a um belo jardim existente a ser mantido e repaginado.
O programa previa a manutenção da residência existente e a construção de duas casas idênticas que seriam habitadas por membros da mesma família.
A solução deveria incluir acesso individual à casa existente e garantir novos acessos independentes às novas residências. A construção ao longo da rua garantiu a privacidade ao acesso e usos.
O layout em L garantiu diferentes níveis de privacidade, aprimorando a orientação solar e fazendo referência a cada casa com o jardim.
A soma de vários volumes opacos cruza a fachada, permitindo a luz natural em todos os espaços internos, pontuando a fragmentação interior e garantindo um segundo nível de privacidade. O programa é dividido ao longo dos dois corpos do edifício em forma de L.
A partir do hall central, desenvolve-se o corpo das salas com a orientação oeste e um corredor ao longo do qual são desenvolvidos os quartos.
As áreas de estar são abertas para o jardim e divididas com os “volumes de banho” que se encaixam no volume principal. Esse ritmo de volumes resulta no segundo nível de privacidade.
Construtivamente, as residências apresentam simplicidade nos métodos e acabamentos, com o uso de pinheiros americanos nos pisos, esquadrias de Panoramah e banheiros revestidos em mármore Ataíja.