-
Arquitetos: SAWA, Squire & Partners
- Área: 310 m²
- Ano: 2018
-
Fabricantes: ISI Cambodia, Viglacera, woven grass mats created by local women’s cooperative
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo centro comunitário de Agricultura e Tecnologia foi lançado em Krong Samraong, no Cambodja. Projetado como uma colaboração entre a Squire & Partners e a SAWA para a Fundação Green Shoots, o projeto foi construído por empreiteiros locais, agricultores e jovens de 16 a 25 anos durante um período de quatro meses e foi também assistido por voluntários do Reino Unido. O projeto fornece educação em tecnologias agrícolas para apoiar crianças e adultos na comunidade local, além de buscar uma facilitação que atraia empresas para a região.
Os elementos do masterplan foram projetados para serem responsivos ao clima tropical - com pisos elevados para administrar o risco de inundação, telas para difundir a luz solar enquanto fornecem ventilação e beirais pensados especialmente para a estação chuvosa. O projeto foi feito pensando na utilização de recursos locais, trabalho e habilidades.
A estrutura principal fornece uma sala multiuso com espaços de escritório e armazenamento, e uma ampla varanda . A partir da robusta estrutura de aço, os materiais de vedação compreendem tijolos feitos no local, blocos de casca de arroz e argila e telas de bambu. O gesso de mandioca e areia é usado para fazer algumas paredes, criado em colaboração com a fazenda orgânica local OrganiKH.
Internamente, uma rampa de entrada feita com forma de bambu leva a um espaço flexível no terraço coberto com bancadas embutidas usadas tanto para oficinas como para como lojas pop-up para os produtores locais. Os usos de escritório e armazenamento fazem a separação entre a varanda social e as duas salas de aula generosas situadas de cada lado do corredor central.
Um painel feito de tela tecido por uma cooperativa de mulheres locais, pode ser baixado e dividir o espaço em dois, fazendo duas salas médias, ou pode também ser enrolado para criar um grande espaço de reunião. Este tipo de tear também são usados como persianas e coberturas no teto, enquanto as cestas dos pescadores locais de bambu foram adaptadas como abajures.
Dependências menores fornecem abrigo para um lugar de fabricar blocos, um banheiro de biogás com teto em espiral de bambu coberto por uma estrutura metálica reaproveitada, um galinheiro, um sistema de captação e filtragem de água, e um tipo de horta feita a partir de um túnel de bambu que dá lugar a plantas nativas, como pepinos e feijões. Placas pintadas à mão em Khmer e Inglês identificam cada edifício dentro do local.
O Centro de Agricultura e Tecnologia foi lançado pelo prefeito de Krong Samraong e pelo governador HW Lim Sokto em 20 de dezembro de 2018. Essa primeira fase forneceu uma série de edifícios que atenderão até 200 alunos até 2020, com uma segunda fase planejada para expandir as instalações de ensino e criar uma provisão solar para apoiar o desenvolvimento.
O projeto foi financiado através de um modelo inovador de 'pacotes de férias' para voluntários, crowdfunding, Khmer Supper Clubs promovido pela Squire & Partners, e conscientização com um modelo conceitual do desenvolvimento exibido na Royal Academy Summer Exhibition em Londres no verão de 2018. Saiba mais aqui.