-
Arquitetos: BETA office for architecture and the city
- Área: 450 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ossip van Duivenbode
-
Fabricantes: Kawneer, Sto, Stotherm
Descrição enviada pela equipe de projeto. Contemplando o cuidado entre as gerações, uma família composta por dois diferentes núcleos familiares decide construir uma casa juntos. Enquanto o casal mais jovem já vive na cidade, os avós vivem no campo e estão ansiosos para voltar à proximidade das amenidades urbanas.
Adaptando com o tempo
Para este edifício de apartamentos, foi concebido um conceito capaz de acomodar mudanças nas demandas espaciais ao longo do tempo. O casal de idosos ocupa o apartamento superior com vistas generosas da paisagem urbana. Este apartamento tem um elevador e não tem desníveis, tornando-o muito adequado para os idosos. O apartamento inferior tem um escritório e uma relação direta com o jardim, tornando-o ideal para uma família que trabalha com crianças pequenas.
Em vez de reduzir a circulação vertical a uma necessidade, esta ocupa o coração do edifício. Onipresente como um elemento escultural no apartamento inferior, o sistema gradualmente se transforma em uma série de vazios mais acima no edifício. Este sistema de acesso central permite que um "piso excedente" seja combinado com qualquer um dos apartamentos. Inicialmente utilizado como um espaço para os hóspedes do apartamento mais alto, este espaço pode ser facilmente adicionado ao apartamento inferior através de algumas alterações técnicas elementares.
Aberto e fechado
O gradiente de cheios e vazios do edifício é enfatizado nas suas fachadas contrastantes. A fachada norte é fechada principalmente para reduzir a perda térmica e reduzir a exposição ao som ao longo da rua movimentada. Para o sul, o edifício se abre completamente, maximizando o ganho solar passivo e a conexão com o exterior. Entre as duas fachadas contrárias, o plano do edifício sofre uma transformação gradual, de compartimentado no norte, para plano aberto e estruturado com elementos de forma livre em direção ao sul. Aqui o edifício é concluído com uma camada informal varandada, que funciona como um filtro.
Material e composição
Em um detalhamento quase elementar, o edifício comunica sua composição e os materiais comunicam sua finalidade. Portanto, a fachada sul é revestida apenas com o mínimo de vidros triplos para sublinhar a relação do edifício com o exterior. As restantes paredes estruturais são compostas por alvenaria de grande formato, envoltas em isolamento térmico de alta qualidade. Entre essas paredes, lajes de concreto descobertas medem 8 metros e oferecem um plano claro no qual elementos de madeira mais quentes definem os momentos espaciais. Fechado em direção ao Norte, leve e frágil em direção ao Sul, o prédio é uma composição de contrastes.