- Área: 154 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Mariana Orsi
-
Fabricantes: Accord Iluminação, Colormix Revestimentos, Deca, Jatobá Revestimentos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto envolveu a reforma de um apartamento em um prédio recém construído na Vila Mariana, São Paulo.
A primeira tarefa do projeto foi ponderar quais elementos do imóvel deveriam ser mantidos, em termos estéticos ou de racionalidade de obra e quais deveriam ser eliminados ou reconfigurados. Tratando-se de um apartamento novo e com bom padrão construtivo, pressupunham-se intervenções de obra menos drásticas, e foi essa linha que procuramos seguir.
O principal diagnóstico feito é de que o apartamento carecia de cores e contrastes. Na sala e varanda, havia originalmente uma sobreposição de tons brancos, que acabava por ofuscar a textura do piso de mármore, gerando um aspecto de monotonia. Assim como nos banheiros, cujos antigos gabinetes brancos apagavam-se em relação às pias e revestimentos originais.
Diante desse cenário, elencamos a marcenaria como a protagonista da obra. O desenho do conjunto de móveis, personalizado ambiente por ambiente, combinado com a iluminação proposta e a introdução sutil de novas cores e revestimentos trouxe uma desejável dose de personalização ao apartamento.
De intervenção mais drástica de obra houve a demolição de duas paredes que separavam a sala de um pequeno quarto de depósito, localizado junto ao setor de serviço. Conectado à sala, este ambiente transformou-se em um escritório doméstico, podendo ser isolado ou totalmente integrado ao estar através das portas de correr, especialmente desenhadas para os vãos.
Com relação ao conjunto de marcenaria, no ambiente de estar que compreende o rack, móveis do escritório e portas de correr, especificamos peças em madeira pinus. Esta variedade possui um aspecto orgânico e uma coloração característica, trazendo aconchego para o ambiente, além de criar um jogo de contrastes com o piso original de mármore (restaurado em obra).
A varanda e o hall externo receberam elementos em madeira de demolição, atendendo ao desejo dos moradores de contar com um tom rústico em alguns pontos do imóvel.
Os banheiros ganharam gabinetes novos em compensado naval aparente, que trabalham um conjunto com os novos revestimentos para área do box e com a iluminação embutida em espelhos.
Em outros ambientes criamos peças de marcenaria adaptadas, respondendo a condicionantes específicas. Por exemplo, no quarto da filha do casal, um conjunto envolvente e compacto de cabeceira, criado-mudo, escrivaninha e estante procurou se adequar às dimensões apertadas do cômodo.
Na cozinha, acolhendo a uma solicitação do cliente, forno e cooktop foram embutidos em um carrinho, desenhado para que módulo gourmet possa ser deslocado para outros lugares do apartamento.