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Arquitetos: AR.Lo Arquitetos, Bloc Arquitetura, Gustavo Penna Arquiteto e Associados; AR.Lo Arquitetos, Bloc Arquitetura, Gustavo Penna Arquiteto e Associados
- Área: 4000 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Jomar Bragança
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mercado da Boca trouxe um novo destino para os apaixonados pela gastronomia. O espaço de 4.000 m², projetado pelo escritório do arquiteto Gustavo Penna em parceria com a AR.Lo e a Bloc, traz um ar de quermesse, de barraquinha - a própria vila da comida. Foi no jeito mineiro de conviver e de comer que os arquitetos buscaram inspiração para os detalhes. Tem torre de panela no salão, estandes com chaminés, luzinhas de interior, arquibancada de horta. Elementos que nascem como uma brincadeira e representam a dimensão lúdica da arquitetura.
É nessa busca dos símbolos que compõem o universo da comida e do mercado, que a GPA&A trouxe para os ambientes a paleta de cores do quadro "A Última Ceia", de Manuel da Costa Ataíde. Ataíde é um grande artista barroco, contemporâneo do mestre Aleijadinho e conhecido por dar feições mestiças aos personagens, podendo ser considerado um dos precursores da arte brasileira.
Um detalhe chama a atenção: a torre de 9 metros de altura, composta por uma sequência vertical de panelas, integrando os dois pavimentos. A torre foi colocada no ponto central, um obelisco que gera convergências, atrai olhares e conecta um andar ao outro. É um ponto de referência, onde as pessoas combinam de se encontrar. As panelas são uma homenagem a tudo que o Mercado da Boca oferece: milhares de sabores, pratos e possibilidades. Para fazer o monumento, foram necessários 47 utensílios. “Panela, panelinha, panelaço. Todas as panelas do mundo estão ali. A comida que saboreamos vem dela. É nela que é feita a alquimia da comida, onde a mágica acontece”, diz Penna.
Coroando a torre de panelas, está a maior das ferramentas da cozinha: uma colher de ouro. Afinal, cozinhar é um ato de generosidade, de gentileza com o outro”, conclui. Batizado pelo próprio Gustavo Penna, o nome Mercado da Boca é simples, direto e potente e traz a palavra que resume tudo: a boca. É nela onde entra a comida e sai a conversa. Um nome que está na gastronomia de uma forma muito natural. A identidade e a sinalização foram criadas pelo designer Gustavo Greco. “Para a identidade do Mercado da Boca, tomamos como ponto de partida as iniciais D e B (da boca). Ao juntarmos uma na outra, a boca símbolo do mercado foi criada.”
O prédio, já existente, abrigava o Jardim Casa Mall, idealizado pela BLOC Arquitetura e pela AR.Lo Arquitetos. O espaço possibilitou a criação de um ambiente integrado e cheio de possibilidades. O novo mercado conta com grandes operações como cervejarias, adega de vinhos com dezenas de rótulos, restaurantes com chefs renomados e muito mais. Por ser uma cidade do sabor, todo mundo está convidado. A proposta é oferecer uma experiência única, democrática, com várias opções de comida, bebida e produtos em um ambiente confortável e descomplicado.