Um mês de debates pelo direito à cidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal
Programação inclui audiência pública, fórum de debates, apresentação de projetos de Lei e site com reflexões de especialistas; iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos e do deputado Fábio Felix.
Às vésperas do aniversário de 59 de Brasília, especialistas em arquitetura, urbanismo e meio ambiente, movimentos de luta por moradia, artistas e sociedade civil vão debater os desafios para tornar a cidade mais acessível e democrática.
Com o objetivo de pensar em alternativas para as questões mencionadas, foi idealizado o projeto 30 Dias Pelo Direito à Cidade, com um site lançado no dia 1º de Abril onde, durante 30 dias, um novo artigo será publicado com reflexões de especialistas sobre os desafios para tornar a metrópole brasiliense mais desenvolvida do ponto de vista da acessibilidade, da mobilidade urbana e do acesso aos bens culturais. Serão textos sobre a preservação do patrimônio arquitetônico do DF, sobre mobilidade, direito à moradia, qualidade de obras públicas e apropriação social e cultural dos espaços públicos, por exemplo.
Também serão apresentados Projetos de Lei que têm o objetivo de estimular a convivência comunitária e de democratizar o espaço urbano. Serão formuladas, ainda, recomendações ao Governo do Distrito Federal, com indicações de melhorias nas áreas de mobilidade, cultura, meio ambiente e patrimônio. Uma agenda de ações nessas temáticas também será decidida de forma conjunta.
Direito social à habitação e implementação do projeto Orla Livre
A programação inclui debates, lançamento de cine clube na CLDF e uma Audiência Pública cuja temática gira em torno do direito à moradia, entendido pelo Distrital como um dos maiores desafios para o poder público.
O Masterplan do Projeto Orla Livre, vencedor do concurso público nacional de projeto para implementação de melhorias na Orla do Lago Paranoá, também será objeto de debate. O objetivo é cobrar do GDF tanto a participação da CLDF no grupo de trabalho que analisa o tema, quanto cobrar que o governo execute o projeto. “Foi um longo processo de desobstrução do espaço público e de consulta popular, que culminou na realização de um concurso que envolveu grandes especialistas em arquitetura e urbanismo. A sociedade atesta e aguarda a realização das melhorias, não podemos deixar que o governo Ibaneis dê mais esse passo pra trás”, finaliza Fábio Felix.
Programação - 30 Dias Pelo Direito à Cidade
01/04
Lançamento oficial do site e da campanha 30 dias pelo Direito à Cidade - -> https://fabiofelix.com.br/30-dias-pelo-direito-a-cidade
08/04
Mostra de curtas sobre o Direito à Cidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal
17/04
Audiência Pública na Câmara Legislativa do DF sobre a Função Social da Cidade, Remoções e Direito à Moradia
29/04
Fórum permanente pelo direito à Cidade na CLDF - Cidade e Cultura
Mercado Sul, Setor Comercial Sul, Centro Histórico de Planaltina e Lei do Silêncio.
Título
30 dias pelo direito à cidadeTipo
EventoOrganizadores
De
01 de Abril de 2019 03:14 PMAté
30 de Abril de 2019 03:14 PMOnde
Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Praça Municipal - Quadra 2 - Lote 5 - Brasília, DF - CEP: 70.094-902Endereço