- Área: 19200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rasmus Hjortshoj
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado em meio a paisagem sinuosa dos fiordes feroêses, a Faculdade Glasir Tórshavn ocupa uma posição proeminente no centro da capital das Ilhas Feroé, Tórshavn. Entre o mar e a encosta, o projeto foi concebido para acolher e reunir as principais instituições de ensino do país, incluindo a Escola de Ensino Médio, a Faculdade Técnica de Tórshavn e da Faculdade de Negócios das Ilhas Faroe, tudo isso em um único edifício que abriga mais de 1.750 alunos, professores e funcionários.
Apesar de sua estrutura integrada, a autonomia e a identidade de cada instituição que abriga é mantida, criando um ambiente colaborativo e inspirador para o aprendizado e o desenvolvimento de seus alunos. Projetado a partir das necessidades específicas de cada entidade, o edifício foi concebido como uma sobreposição de programas organizados ao redor de um pátio central: um pavimento para cada uma das três instituições, um nível para a praça de alimentação e outro para o centro esportivo. Este edifício de cinco pavimentos configura e define a praça central como um vórtice, a partir do qual cada nível institucional se desdobra para fora, avançando e irradiando sua estrutura sobre a paisagem montanhosa de Tórshavn.
A entrada principal da maior instituição pública de ensino das Ilhas Faroe se dá através de uma ponte suspensa que supera à dramática geografia do local. Alunos e professores são acolhidos neste grande pátio circular, um ponto de encontro e integração de toda a comunidade local.
A estrutura rizomática concebida pelo BIG é uma interpretação da paisagem natural deste arquipélago do Atlântico Norte, tentáculos que se espalham pelo território e conformam um pátio interno de trinta e dois metros de diâmetro, acolhendo uma série de terraços e espaços informais para encontros e reuniões, eventos sociais e jantares, assim como um auditório para a realização de eventos ou palestras. Acima desta praça multi-uso, aberturas zenitais gigantescas fazem a conexão entre o interior e o exterior, preenchendo o edifício com luz natural e protegendo seus espaços dos ventos fortes e das rigorosas condições climáticas locais. Cada um dos edifícios dentro da estrutura do Glasir College possui fachadas de vidro com diferentes cores, as quais identificam cada um dos programas que acolhem o pátio central do colégio.
Esta topografia construída, conformada por seus diversos níveis escalonados, dilui a verticalidade deste edifício vertical esparramando-o pelo terreno e simulando a própria geografia dos fiordes faroêses. Os níveis mais altos, conformados pela escola de ensino médio e a faculdade de negócios, se abrem para o exterior avançando sobre a paisagem montanhosa, criando um edifício que se transforma de dentro pra fora, conectando-se ao seu entorno e se abrindo para a cidade. Esta exuberante geografia é sempre visível a partir do interior da grande praça, fortalecendo o conceito de um edifício que brota deste terreno complexo e se incorpora a ele.
A paleta de materiais também reflete as características naturais desta paisagem única: interiores de pedra, concreto aparente e madeiras de diferentes tonalidades; por outro lado, o exterior de vidro e alumínio cria um pano de fundo neutro que transparece o caráter público de uma das mais importantes instituições deste pequeno e remoto país.
Externamente, a fachada de vidro é marcada por uma modulação simples e regular que transforma seu contorno delicadamente sinuoso em uma sequencia de linhas retas, como uma pedra preciosa perfeitamente lapidada para refletir a paisagem e permitir diferentes pontos de vista a partir do interior. Com o tempo, a grama dos terraços se tornará verde como a superfície montanhosa sobre a qual o edifício se eleva, fazendo com que esta impressionante e moderna estrutura se funda com a paisagem natural, característica única de Tórshavn.