-
Arquitetos: SuperLimão
- Área: 156 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Aldemir Martins, Amazônia e Colares do Xingu e Laos, Angela Leite, Aços Caporal, Bruna Albuquerque, Caciporé, Carbono Design, Clovis Graciano, Diana Albuquerque, Educatorium e Sauna de Maíra Acayaba, Emporio Beraldin, Ethnix, Fang, Flávio Acayaba, Herança de família, Ikea, Imagil, Ion Project, Irmãos Campana, Lorena Canals, +15
Descrição enviada pela equipe de projeto. Soluções com materiais reaproveitados e peças industriais estão presentes no apartamento de 156m² do arquiteto Lula Gouveia, sócio do SuperLimão Studio, e da fotógrafa Maíra Acayaba em São Paulo. O imóvel, dos anos 60, teve seus ambientes integrados após a demolição de algumas paredes. A escolha dos materiais e cores mais sóbrias foi intencional para destacar quadros, fotos e objetos de design.
No hall de entrada, no teto, está o primeiro protótipo da luminária Biro-Biro Platinado, feita de cavaco de alumínio náutico e desenhada pelo SuperLimão. Na parede foi instalado um painel com grafite que foi resgatado de um tapume de obra na Santa Cecília. No piso, o acabamento é de epóxi e o teto foi rebaixado com forro de policarbonato alveolar e instalação de luz de LED para criar um plano iluminado. Na sala, bancos de madeira de demolição contornam o espaço que é dividido por um sofá móvel de forma que as dimensões do ambiente possam ser alteradas de acordo com o uso.
Um jardim suspenso, composto por plantas tropicais quebram a aridez do ambiente, e ainda ajudam criam um microclima umidificando e filtrando o ar do ambiente. Abaixo dele Lula desenhou duas espreguiçadeiras executadas apenas com chapa metálica dobrada. A cozinha é aberta para a sala criando um ambiente único. Um mural de azulejos da Lurca junto com cobogós originais da fachada do prédio, aberto na reforma, são as únicas paredes do ambiente.
Todo o mobiliário da cozinha é composto por peças modulares reaproveitadas de escritórios, garimpadas em ferro velhos. As instalações aparentes são de inox. Para separar a área social da área íntima, foi instalada uma porta de correr de compensado naval com acabamento de cera. Ao adentrar a área íntima, em um dos três quartos está o escritório da fotógrafa, que trabalha em casa durante boa parte do tempo. Aberto para o corredor, o ambiente fica entre a suíte do casal e o quarto da filha, Lina, e tem seu espaço delimitado por uma estante com escadas de madeira e compensado.
No quarto da criança, uma pintura com desenhos geométricos forma uma floresta estilizada nas paredes e a parte baixa recebeu tinta de lousa para desenhar. No quarto do casal, a cama tem estrutura de madeira de demolição igual à cabeceira criada pela designer e amiga Diana Albuquerque. No banheiro, o banco do boxe vira prateleira embaixo da pia e o piso e a bancada também são de epóxi. Já a decoração tem um traço com móveis de design clássico e contemporâneo