-
Arquitetos: Tezuka Architects
- Área: 537 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:FOTOTECA - KIDA KATSUHISA
-
Fabricantes: Aica, Caname, Central Glass, UENOJYUKEN
Descrição enviada pela equipe de projeto. A planta deste projeto não é apenas circular, mas remete a bolhas subindo lentamente no ar, mantendo uma distância ideal entre elas. Cada bolha tem apenas uma função. Não há parede internamente. Como um único organismo celular sustentado por organelas, mitocôndrias, ribossomos e etc., cada bolha é sustentada por móveis e partições baixas.
Há sempre críticas sobre plantas baixas circulares. Não é fácil dispor os móveis. A estrutura é complicada. Não tenho nenhuma objeção contra esses argumentos, mas descobrimos que há vantagens significativas nesse planejamento circular se compararmos com um planejamento modular convencional.
Em primeiro lugar, o posicionamento de cada função é completamente livre de restrições geométricas. Cada sala pode ser posicionada conforme é mostrado no diagrama. O tamanho de cada ambiente pode ser ajustado livremente.
Em segundo lugar, a visibilidade é excelente. A visibilidade é um dos requisitos mais importantes em um jardim de infância e creche. A forma redonda possibilita uma visibilidade de 360 graus naturalmente. O espaço entre as bolhas fornece vislumbres de uma extremidade para outra. A vista do escritório é como uma cabine de um capitão de um navio.
Em terceiro lugar, a forma redonda provoca o movimento circular sem fim das crianças. É um movimento instintivo sem fim. Os círculos estão ligados uns aos outros e criam infinitas combinações.
Existe apenas um círculo que permite que as crianças atravessem. É um prato de água para as crianças. Não há degrau, mas apenas uma inclinação suave e a profundidade é de apenas 30 centímetros. No inverno, a água é drenada e o espaço torna-se um prato vazio, onde as crianças podem brincar.