- Área: 837 m²
- Ano: 2002
-
Fotografias:Ricardo Almeida
Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceito da Obra: Uma grande residência, que pretendia revisitar os principais paradigmas da arquitetura modernista, desde a sua concepção, se apropriando de um repertório de formas e elementos construtivos recorrentes e compatíveis com sua escala monumental. Superfícies revestidas em branco valorizariam a luz como principal elemento modelador.
Solução: A composição plástica se estrutura a partir da intersecção dos dois volumes maiores onde ocorre o principal acesso da casa. Uma ampla marquise com uma pérgula sobre o terraço-jardim funciona como proteção para o visitante que chega de carro. Um espelho d'água marca o acesso de pedestres. A partir deste acesso chegamos na área social da casa e posteriormente a cozinha e as salas de uso diário. Contíguo ao hall encontramos a circulação vertical num vazio de pé-direito triplo.
No piso superior as três suítes da família são servidas por grandes terraços. No piso inferior localizam-se as áreas de serviço, piscina coberta, quarto de hóspedes e área para os jovens. Os olhos percorrem longas perspectivas internas de modo que os diversos usos vão se alternando pela própria modenatura dos espaços, e pelo uso contínuo de grandes portas/painéis de correr que podem separar os ambientes. Uma rampa de 40 metros, instalada no jardim, comunica a marquise da sala íntima ao pátio da piscina.
Colunas avançadas em relação ao plano das esquadrias suspendem o grande pórtico que identifica o volume longitudinal da casa, sobrepondo os vários blocos modulados com revestimento metálico branco. Nos blocos transversais, cheios e vazios se alternam, por vezes sob a forma de matéria escavada. Os projetos de interiores, luminotécnico e paisagístico, foram igualmente elaborados por esse escritório e sublinham a arquitetura proposta.