-
Arquitetos: Young Projects ; Young Projects
- Área: 254 ft²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Bent René Synnevåg, Brett Bilon, XYC Design & Development
Descrição enviada pela equipe de projeto. Carraig Ridge é uma folie, um dos quarenta e quatro pavilhões que serão construídos em um empreendimento de mais de 250 hectares localizado oitenta quilômetros à oeste de Calgary, no sopé da cadeira de montanhas rochosas Canadian Rockies. O projeto foi inspirado nas tradicionais fogueiras comunitárias para se transformar em uma espécie de chaminé habitável, um ponto de encontro em meio à exuberante paisagem às margens do lago Anna e as adjacentes montanhas rochosas. Carraig Ridge é tanto um marco quanto um destino, um farol cintilante na base da montanha.
Por se tratar de um projeto relâmpago, desenvolvido em apenas quatro semanas, os arquitetos optaram por um sistema construtivo que utilizasse apenas materiais locais e de fácil acesso. Por isso, toda a estrutura da lareira foi construída em toras pesadas de madeira serrada em seis peças de diferentes tamanhos, as quais foram então empilhadas sempre seguindo o mesmo módulo, rotacionado e espelhado em torno da lareira. Construída com precisão geométrica, esta interpretação lúdica da pilha de lenha produz uma arquitetura porosa e massiva que acolhe um aconchegante e íntimo espaço de encontro.
Os espaços vazios entre as toras permitem enquadrar diferentes momentos desta bela paisagem. Além disso, foram criadas duas aberturas principais; a porta de acesso em uma das esquinas e uma janela que emoldura a paisagem do lago e da montanha. Tanto interna quanto externamente, esta estranha disposição das peças estimulam os visitantes a circular em torno da lareira, descobrindo por todos os ângulos esta impressionante paisagem.
A modulação das toras e as suas aberturas resultantes foram pensadas de maneira a maximizar as condições de iluminação natural no interior do pavilhão. Bryan Young, arquiteto sócio e fundador do Young Project disse: “um aspecto interessante desta disposição aleatória das peças de madeira é que elas vão envelhecer de maneira completamente diferente, criando uma variedade de tons e texturas que se transforma ao longo do tempo. Isso significa que a arquitetura se modificará com o passar dos anos e as condições climáticas específicas deste lugar, criado uma relação cada dia mais íntima com a sua natureza.”
A Carraig Ridge é uma das três folies que serão construídas pela Young Project neste empreendimento que contará ainda com outras trinta e uma estruturas ou retiros que proporcionarão abrigo para as milhares de pessoas que visitam as Canadian Rockies todos os anos.