- Área: 340 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marc Scowen, Baptiste Marconnet
-
Fabricantes: APL NZ, Caesarstone, Listen Giordano Engineered, Pacific Build Supply NZ, Plytech
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de Tai Tapu está situada em uma colina voltada para o oeste, nas encostas mais baixas das colinas do porto, a cerca de 5 km de Tai Tapu. O terreno está dentro da zona de Outstanding Natural Landscape e portanto tem sua paisagem preservada, sendo submetido a um rigoroso processo de consentimento de recursos em relação ao seu impacto visual.
A casa foi implantada contornando a direção norte-sul, com sua fachada principal voltado para o oeste. O edifício está aninhado na terra, permitindo que o vento predominante de leste role sobre o topo da casa. Paredes de paisagem crescem a partir dos contornos para criar o nível mais baixo da garagem e da entrada de automóveis, com a forma principal acabada. As paredes da paisagem no nível superior criam um pátio externo como proteção contra o vento noroeste.
A paleta de materiais enfatiza a forma escultural - uma cunha preta lisa de painéis Swiss Pearl, com cortes em branco. As paredes estruturais são tratadas em um gesso natural que surge da paisagem. O deck e piso de madeira trazem calor para a paleta de materiais. O paisagismo é intencionalmente cru, com pouca plantação. À medida que a grama natural cresce, ela será basicamente gerenciada para permitir que a casa se assente no ambiente.
A casa foi projetada para criar uma sensação de boas vindas na chegada ao nível do piso térreo, com a praticidade de um armário de casacos com assentos fornecidos para comodidade. As escadas são orientadas para oferecer a visão dramática do oeste quando você sobe para o primeiro andar. Neste nível, um corredor se estende pela parede leste - com quartos para o sul e para o norte uma cozinha aberta para a sala de estar e de jantar. A casa enquadra as vistas ao sul (do dormitório principal) e a oeste (da sala de jantar).