- Área: 280 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Simon Whitbread
-
Fabricantes: ARC PANEL, David Trubridge, Fisher & Paykel, GRAPHISOFT, K&K Shopfitters, KWC, Oliveri, Studio Italia Design - Lodes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se do projeto de nova residência nos subúrbios da costa norte de Sidney usando formas vernaculares e empenas simples definidas por materiais diferentes conectados com o meio, enquanto fornece uma estrutura privativa.
O projeto envolve pátios ajardinados que conectam espaços internos envolvendo o exterior. Localizada em uma área suburbana cercada por casas de campo simples do pós-guerra, os arquitetos consideraram muito importante projetar uma casa que fosse contemporânea, mas não se destacasse desagradavelmente entre os seus vizinhos mais tradicionais.
A forma do projeto nasceu do conceito de criar uma empena simples que deveria ser dividida em duas. Essas duas formas separadas deveriam ser unidas a uma única passarela envidraçada. Da rua, os espectadores poderiam, através desta passagem, vislumbrar as formas mais contemporâneas do projeto. Localizada em um lote longo e estreito, os arquitetos aproveitaram essa oportunidade para favorecer a orientação norte-noroeste. O layout e o impacto da casa no solo nasceram dos princípios do desenho passivo.
As principais áreas de convivência surgem por meio dessa orientação, com grandes quantidades de vidro convidando o desejável sol de inverno do norte a entrar. Os telhados pendentes cuidadosamente projetados e as janelas do primeiro andar foram criados para bloquear qualquer indesejável sol de verão. Paredes deveriam cercar essas aberturas de vidro e bloquear o sol do leste nos meses de verão. Através destes elementos envidraçados, no térreo, os espaços internos são voltados para o longo deck ao norte com vista para a piscina, proporcionando uma forte conexão ao jardim.
Além das considerações de projeto passivas acima mencionadas, painéis fotovoltaicos e depósitos de águas pluviais foram instalados e dimensionados para atender às necessidades diárias do cliente. A paleta textural contrastante do exterior da casa foi fundamental para o sucesso do projeto final. Os três principais acabamentos são tijolo pintado, madeira bruta e vidro. A alvenaria é o reflexo das casas suburbanas circundantes. O acabamento em madeira bruta reflete as empenas altas que predominam, conferindo ao bairro um caráter único e distinto.