-
Arquitetos: Valiente, Adelia, Carreras, Gonzalez, Gripaldi, Battle Casas, Soriano; Valiente, Adelia, Carreras, Gonzalez, Gripaldi, Battle Casas, Soriano
- Área: 155 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ramiro Sosa
-
Fabricantes: ABB, ABERMAC, Blangino, Casa Activa, Ingeniería Boggio, Prono Ingeniería, SolarLand
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Defensoria Zonal nº 2 da cidade de Santa Fé, é um trabalho de extrema importância para o poder judiciário, já que poderá melhorar significativamente o serviço de justiça que está sendo oferecido hoje naquela área da cidade.
Vale ressaltar que o edifício teve que ser inserido em um terreno triangular com medidas particulares, tudo isso foi conferindo as indicações que geraram a morfologia final da obra.
As premissas de desenho e os geradores de projeto foram fundamentalmente a intenção de que o edifício fosse um marco no bairro com uma imagem institucional singular que se destaca pela particularidade de sua fachada mas que respeita e imita o meio ambiente referenciando a sua altura e sua materialidade.
O edifício tem um hall externo semi-coberto através do qual você pode acessar o interior por meio de uma rampa. Dentro há o salão principal com a recepção e a guarda policial, as diferentes repartições judiciais são distribuídas pelo corredor de circulação e espera pública, onde estão localizados os gabinetes dos funcionários da ouvidoria, o escritório da ouvidoria, sala de mediação, saúde pública e pessoal.
Vale ressaltar que o edifício contará com coletores solares que permitirão a utilização da energia captada para consumo próprio, bem como a energia excedente a ser injetada nas linhas de distribuição da Companhia Provincial de Energia de Santa Fé. Um reservatório também foi projetado para a água da chuva, que age como um retardador dos excedentes de água pluvial evitando a sua expulsão imediatamente para o exterior do edifício, contribuindo para uma melhor resposta do sistema de drenagem como um todo.
Um edifício que procura facilitar a acessibilidade e a abordagem do cidadão, melhorando assim o serviço da justiça para a comunidade, além disso, pretende contribuir como equipamento do bairro e o melhoramento urbano.