-
Arquitetos: Gui Mattos
- Área: 5170 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste condomínio em Porto Feliz, SP, a topografia acidentada passou de obstáculo a solução.
O desenho tirou proveito da irregularidade do solo para acomodar as casas, erguidas sobre pilotis e acessadas por passarelas. Conforme a situação, os espaços de lazer, sempre junto ao terreno, estão ora sob a casa, ora no térreo.
A concepção arquitetônica previu racionalização da montagem ao aliar recursos como estrutura metálica, armada com elementos pré-moldados, também utilizados na fachada, muxarabis e banheiro pronto.
Foram desenvolvidos detalhes específicos, ao observar interferências com os diferentes fornecedores em fábrica, para assegurar o bom resultado e otimização de construção. Este sistema construtivo se tornou o destaque o projeto.
A vedação das residências alterna painéis de concreto, panos de vidro com caixilhos metálicos, do tipo piso-teto (no estar) e placas móveis de madeira treliçada (nos dormitórios). Protegendo a obra, a laje de concreto de ambos os pisos se estendem e formam beirais que ao extravasar o volume, formam plasticamente o limite entre esses dois níveis.