-
Arquitetos: Sarau Arquitetura
- Área: 372 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Lio Simas
-
Fabricantes: Alcoa, Atlas Concorde, Bakoftec, Deca, Portobello, Tigre
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de esquina com 1.119,66m², a aproximadamente 400 metros da Lagoa adjacente, foi implantado a edificação térrea conduzida pelas condicionantes climáticas, do entorno imediato, pela forma trapezoidal do terreno e pelas intenções do cliente em ter uma residência que pudesse desfrutar da conexão entre a parte interna e o jardim, o qual também precisava contar com uma piscina com raia de 25 metros de extensão.
A partir dessas diretrizes o projeto foi desenvolvido com uma distribuição clara entre área íntima e área social, sendo que o acesso principal da residência se dá justamente no encontro entre esses dois setores, os quais também ficaram marcados pelas características formais de cada um, onde na área íntima trabalhou-se com um pé-direito mais baixo e um volume sem telhado, ao passo que na área social foi trabalhado um pé-direto mais generoso com cobertura de uma água só e madeiramento aparente. Pensando no maior aproveitamento possível da integração entre a área externa e interna a edificação foi implantada nos limites dos recuos frontais e laterais de modo a criar uma grande área central de pátio, onde todos os cômodos se voltam para ela, a qual foi valorizada pela grande área verde gramada e a piscina com uma raia de 25 metros e um spa na extrema dessa.
A parte de serviços, banheiro, sauna e áreas técnicas ficaram voltadas para o quadrante sul, onde também existe um acesso de serviço nessa lateral, que por sua vez se conecta com a parte interna e a varanda gourmet da residência. A área social, composta pela sala de estar, sala de jantar, cozinha e varanda gourmet ficaram totalmente integradas entre si e ao mesmo tempo com o interior do terreno.
A sala de estar conta com uma lareira marcada verticalmente pela pedra e o grande pé-direito dessa área. Junto à varanda gourmet está a raia e o spa, os quais também interagem com a sauna e o banheiro de serviço que dá suporte a essa área da residência.
A área íntima, distribuída pela circulação valorizada pela iluminação natural e a vegetação junto à uma generosa abertura em vidro temperado a partir do hall de acesso, faz a conexão com duas suítes, sendo uma delas a suíte master e mais duas semi-suítes. Todos os banheiros são iluminados e ventilados naturalmente através de Domus, com exceção do banheiro da suíte master que conta com uma grande abertura junto à banheira que está voltado para o jardim frontal da unidade. A simplicidade na solução estética aliada à composição dos materiais e a sinergia com o cliente foram determinantes para o resultado final. o grande pórtico em pedra com um vão de 20 metros é uma característica marcante na obra.