- Área: 70 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nathalie Artaxo
-
Fabricantes: 80e8, Arbol, AutoDesk, Brasil Imperial, Codexhome, De Carvalho Atelier, Decameron, Dpot, Nara Otta, Phenicia Concept, Thiago Bicas (Dpot Objetos), estudiobola
Descrição enviada pela equipe de projeto. Apartamento de uma jovem paulistana de 30 anos, o projeto assinado pelo Rua 141 + Rafael Zalc buscou imprimir um espaço cheio de bossa, com materiais artesanais de estilo rústico e tons pasteis para a nova moradora, aproveitando ao máximo os 70m² do imóvel. Como a moradora gosta de receber amigos, os arquitetos optaram por integrar a área da cozinha e o terraço com a área social, tiraram partido das cores e texturas de cada material usado nos diferentes ambientes.
Além disso, retiraram o caixilho que separava os ambientes, nivelaram o piso externo com o interno para dar continuidade e amplitude para essa área. Outra mudança se deu na cozinha e lavanderia: “Como estas áreas eram bem reduzidas, propusemos a integração com o living para aumentar a entrada de iluminação natural e ventilação. Essa conexão entre os ambientes ocorre através da bancada linear de concreto aparente, que inicia no hall de entrada”, explica a arquiteta e sócia do Rua 141, Mona Singal.
Materiais rústicos e artesanais, com cores e texturas diferentes, foram os escolhidos para compor esse projeto. Tirou-se partido do ladrilho, que é um material antigo, porém foi proposto com desenho contemporâneo, apenas com linhas e tons pasteis, usado no piso dos banheiros e na cozinha. O cimento queimado nas paredes dos banheiros também compõem essa atmosfera rústica, feito in loco. O concreto das bancadas, foi produzido com formas de madeira na obra, sendo projetado especificamente para esse apartamento.
“O tom de azul do piso da cozinha criou um frescor que conversa com a marcenaria canelada, também azul, e puxadores concha”, explica a arquiteta. O desenho dessa marcenaria era muito usado nos anos 50, mas nesse projeto ganha uma releitura com o tom azul vibrante e a composição com o ladrilho hidráulico de desenho contemporâneo. A estante projetada no living com a porta de correr, que dá acesso para a área intima, é a protagonista desse ambiente, que abriga a vegetação e os objetos de diversos designers brasileiros.
O resultado é um espaço cheio de vida e personalidade. Para trazer aconchego, os arquitetos escolheram a madeira natural, presente na marcenaria em todos os ambientes. A parede de tijolinho aparente e o forro de madeira, já presentes no apartamento original reforçaram a linguagem rústica. No terraço, havia uma área para plantio no piso (jardineira no nível do piso com o sistema de drenagem embaixo) e foi aproveitado esse cantinho para plantar algumas espécies.