- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Xiaohui Jin
-
Fabricantes: Kanotec Co., Ltd, Shanghai Coloroadway Construction Technology Co., Ltd, Sumu Furniture
Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração do campus da SES há um pátio em formato quadrado, cercado por diversos edifícios. Comparado com espaços mais populares, como o Sunshine Studio e o átrio do terraço, o patio fechado era extremamente diferente.
Os caminhos eram como as linhas de uma quadra de basquete, indo além de qualquer compreensão: eram inúteis, exceto pelo desenho. Os caminhos não apresentavam lógicas de fluxo ou conexão,nem eram compatíveis com mais atividades.
E mesmo o desenho do pátio não podia ser reconhecido se visto de um ponto de vista normal. As vegetações plantadas há 10 anos eram abundantes, no entanto, eram muito desorganizadas e obstruía a visão de todas as perspectivas. Além disso, a parede frontal e o corrimão atuavam como uma divisória, tornando o pátio inteiro ainda mais separado do entorno.
Sem mencionar o hall de entrada de um dos edifícios circundantes, que era separado do pátio apenas por uma parede.
Após a reconstrução, o pátio agora apresenta um design transparente, onde todas as pessoas podem entrar vindas de todas as direções, também podendo permanecer em sua área central. A linha de visão entre o hall de entrada do primeiro andar de um dos edifícios e a edificação oposta foi interligada e a percepção de um espaço escolar integrado foi significativamente melhorada. Depois que o pátio foi aberto completamente, o espaço de aprendizado informal que combina a estante e a bancada de trabalho será expandido, integrando as áreas para satisfazer as demandas de uso de mais alunos.
O novo pátio tem árvores e mesas como os principais elementos, portanto, é chamado de Jardim de Mesas com Árvores. As 11 árvores que restaram são espécies normais, não são raras. Depois de crescer por vários anos, elas formaram uma cobertura viva, portanto manter este elemento é dar continuidade à memória da escola, bem como, ao mesmo tempo, respeitar a vida.
As mesas com árvores, os elementos mais importantes do projeto, parecem ser posicionadas de forma livre e aleatória, mas na verdade, foram planejados. A escala está de acordo com a medida de mesas de uma turma com 40 alunos e o posicionamento é feito a partir das melhores posições dos troncos. O espaçamento está de acordo com os corredores dos edifícios circundantes.
O Jardim é o primeiro espaço de aprendizado informal ao ar livre na SES. Comparado com o espaço interior e semi-interior, o jardim é um ambiente mais aberto, o que traz uma experiência de caminhada mais conveniente e uma paisagem natural mais verde. Encoraja-se que professores e alunos usem livremente o espaço, uma vez que agora ele está equipado para um uso mais amplo.
No horário habitual,o Jardim é uma área verde poética para a SES, que acompanha tranquilamente os professores e alunos. Quando se mistura a outras atividades, torna-se o centro do campus, cheio de energia naquele dado momento.O Jardim não tem cercas, nem uma entrada definida, assentos fixos ou regras complicadas, mas uma ambiência confortável, com escala e espaço adequados em que o uso diversificado e criativo é encorajado.
O Jardim também apresenta um piso permeável, para que toda a chuva possa penetrar no solo e evitar que a superfície seja escorregadia e úmida. Um sistema de drenagem linear é utilizada na área para impedir que a água da chuva flua para trás do edifício durante uma tempestade, e também devido a uma inclinação dos níveis dos edifícios externos para o pátio.
Comparando o pátio de 2018 com o de 2015, a cobertura formada pelas copas das árvores são quase as mesmas, até ainda mais esplêndida. Os aspectos que foram mudados e os que não foram mudados transmitem bem a essência da renovação orgânica no espaço.