Entendemos como cultura todas as ações por meio das quais os povos expressam suas formas de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. A cultura engloba tanto a linguagem como que as pessoas se comunicam, contam suas histórias, fazem seus poemas, quanto a forma como constroem suas casas, preparam seus alimentos, rezam, fazem suas festas.
Tudo aquilo que deu origem a qualquer coisa é uma raiz. Sergipe é um estado de grande diversidade cultural, isso porque na sua história, vários grupos étnicos e sociais participaram de sua formação e ofereceram diferentes contribuições culturais, tornando um estado de cultura plural e ricamente diversa. Seria inviável discutir cada aspecto histórico e cultural de Sergipe em um único encontro. Portanto, o EREA pretende promover um diálogo e reflexão crítica sobre temas específicos que permeiam no cotidiano das cidades sergipanas.
O EREA Raízes 2019 tem como eixo principal o patrimônio cultural tendo 3 cidades como experiências de estudo: Laranjeiras, São Cristóvão e Aracaju. Serão debatidos e vivenciados temas que vão desde o patrimônio imaterial, abordando origem, identidade, resistência e continuidade chegando até o patrimônio material da cidade, a arte e ofício, autoconstrução e função do patrimônio construído.
No início do encontro, discutiremos sobre modelo de encontro de estudantes de arquitetura e urbanismo, que será um tema fora do eixo principal, porém, importante tanto quanto. Durante a semana, focaremos em temas voltados para o eixo principal, discutindo sobre:
- O quilombo urbano da maloca que utiliza seu espaço para fortalecimento de etnicidade e como eles lidam com as contradições da cidade.
- A invisibilidade dos artesãos ao mesmo tempo que há uma elevada procura de seus produtos artesanais para compor ambientes e produções arquitetônicas.
- A autoconstrução como um saber patrimonial e como o arquiteto e urbanista se insere nesse contexto.
- Os espaços de religião de matriz africana e seu convívio com os espaços católicos. Será que estamos dando a devida importância a todas as raízes que constituem nosso lugar?
- Função do patrimônio histórico e cultural e qual o melhor instrumento para se reconhecer e tombar um patrimônio.
- Os pontos levantados durante a semana do encontro e discutir sobre perspectivas futuras do patrimônio cultural e da cidade, partindo desta conjuntura política e social que o Brasil vive. Pra onde crescem ou irão crescer suas raízes?
Para mais informações sobre os eixos temáticos e inscrições, acesse o link disponível em: https://issuu.com/erearaizes/docs/caderno_de_eixos_-_erea_raizes_2019
Entre em contato conosco pelas redes sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/groups/1998905847068084/
- Instagram: https://www.instagram.com/ereanordeste/?hl=pt-br
Título
XI Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo - EREA Raízes 2019Tipo
EventoWebsite
Organizadores
De
18 de Maio de 2019 12:00 PMAté
24 de Maio de 2019 12:00 PMOnde
Chácara Augusto Eventos e Lazer - Rua José Augusto Barreto, 480 - Povoado Cabrita, São Cristóvão, SEEndereço