ARQUITETURAS POSSÍVEIS: a dimensão política da arquitetura.
No início do século XXI, com o monopólio do poder econômico sobre a cidade, a função do arquiteto se torna mais ambígua e ambivalente. Dependente dos interesses do poder privado e da ideologia do poder público, qual a possibilidade de uma cultura arquitetônica crítica que sobreviva às pressões econômicas de um ambiente de trabalho precarizado e incerto? Embora o arquiteto continue a defender seu papel cultural e social, a prática profissional se afasta gradualmente do exercício da crítica.
A arquitetura, o urbanismo e o paisagismo exprimem as encruzilhadas em que as sociedades contemporâneas se encontram: a arquitetura como símbolo do poder e, ao mesmo tempo, como expressão dos movimentos sociais urbanos; os edifícios como sistemas de consumo de recursos e geradores de poluição mas também como a base para a construção de sociedades mais sustentáveis; o bairro como confluência de interesses imobiliários, mas também como lugar para a vida comunitária e para a socialização; as cidades como cenários privilegiados, dinâmicos e energéticos, onde os conflitos e o caos atuais se manifestam, mas também dotadas de grandes possibilidades de melhora e de transformação; a paisagem como ambiente em contínua transformação e como referência simbólica de cada sociedade. O grande desafio da universidade, portanto, é formar profissionais que fortaleçam sociedades mais democráticas e justas para os novos tempos da ditadura do capital.
A constante luta por igualdade em todos os vieses no campo profissional do Arquiteto e Urbanista é crescente, nos deparamos com políticas públicas e iniciativas públicas e privadas que necessitam de uma reflexão, por isso a Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo de Presidente Prudente – FEPP, em conjunto com o Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo – CACAU, promove, nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2019 a VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste onde será proposto discussões acerca do papel social do Arquiteto e Urbanista.
PALESTRAS
O evento contara com 6 palestras e 2 rodas de discussão, ministradas por arquitetos e urbanistas donos de escritórios conhecidos e professores renomados.
• TETO São Paulo
• Pedro Henrique de Cristo
• LABRAÇA USP
• Luís Felipe Abbud
• Lino Fernando Bragança Peres
• Tainá Reis de Paula Kapaz
Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.
Título
VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo da UnoesteTipo
EventoWebsite
Organizadores
De
08 de Maio de 2019 08:00 AMAté
10 de Maio de 2019 09:00 PMOnde
Salão do Limoeiro, Unoeste - Campus II, Presidente Prudente - SPEndereço