- Ano: 2018
-
Fotografias:Guy Cohen, Aviad Bar-Ness, Elad Gonen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde a sua criação no final dos anos 1930, o calçadão central da cidadede Tel Aviv, repleta por edificações no estilo Bauhaus, desempenhou um papel fundamental no estabelecimento da conexão entre a cidade em constante mudança e sua costa. Em todas as várias fases de sua vida, o passeio elevado atuou como uma fronteira entre a cidade e sua praia.
O atual projeto de renovação teve como objetivo transformar esta barreira histórica, criando uma nova interface contínua que permite o fluxo livre de pedestres de e para a praia, em toda a orla central da cidade. Além disso, sendo o principal espaço público à beira-mar de toda a área metropolitana, o novo calçadão e seus espaços de estar foram projetados para oferecer uma ampla gama de assentos e oportunidades de relaxamento ao longo da orla marítima, para receber muitos novos visitantes e criar um espaço público hospitaleiro e animado para esta grande e densa área urbana.
Ao criar um trecho contínuo de escadas e rampas com assentos ao longo da orla e transformar as coberturas abandonadas dos edifícios existentes em sacadas urbanas acolhedoras, a ruptura física entre a cidade e o mar foi reparada. A fim de criar uma sensação de hospitalidade, o passeio foi estendido para a praia com plataformas com assentos e grandes áreas sombreadas, bem como novas áreas de lazer que abrigam instalações esportivas, várias quadras de esportes, parques infantis e áreas de relaxamento sob as palmeiras.
Com um cuidadoso e detalhado projeto estrutural, o impacto ambiental do projeto foi minimizado, a acessibilidade em todos os aspectos foi alcançada e um "novo térreo" urbano foi criado. Esta zona intermediária onde maiôs e trajes de negócios se misturam em um espaço urbano que não obedece a nenhum código, é um projeto singular, abstrato e aberto a múltiplas interpretações,refletindo o caráter urbano único de Tel Aviv.
Na sequência de outros projetos de revitalização ao longo da costa de Tel Aviv, o passeio recentemente renovado é comumente considerado o mais transformador entre eles, devido à mudança radical que resultou na relação entre o tecido construído da cidade e seu principal recurso natural – o mar. O novo passeio tornou-se um destino para mais de 9 milhões de visitantes por ano, um número recorde em comparação com a população de Israel de apenas 9 milhões.
O novo espaço 'intermediário' que foi criado entre a cidade e a praia, tornou-se um caldeirão cheio de vida para uma nova cultura urbana, onde grupos espontâneos de acrobatas, jogadores de gamão, jovens pais, corredores e muito outros, transformaram o passeio em sua plataforma social comum. Seu generoso território acolhedor, aberto a todos, cria um espaço altamente multicultural e heterogêneo, que irradia um espírito livre e otimismo em seu contexto denso e complexo.