- Área: 149 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Bará, Corblock, Grohe, MATTEUCCI, Palmar, Peisa, RC Premixed, Sika, Urbantek, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal com dois filhos pequenos veio ao nosso escritório e propôs este belo desafio, projetar sua casa em um terreno com um declive de 38% e no qual eles queriam criar planos e chegar com o veículo até o nível da residência.
A ideia se concentrou em construir um longo muro de contenção que nos permitiu nivelar um setor e onde dois blocos retangulares se sobrepõem um ao outro. Essa situação possibilitou gerar espaços de transição e expansões no exterior. Uma pequena e solitária árvore na frente do terreno ditava a localização definitiva da casa e organizava o percurso final.
O primeiro bloco de forma retangular está situado perpendicularmente à fachada frontal, em um dos lados, e transpassa o muro de contenção. Nele, se desenvolve a área social com apenas uma abertura mínima sobre um fundo branco na parte frontal, enquanto ambos os lados se tornam permeáveis e interagem com o exterior. A principal expansão exterior é polivalente, atuando como playground, estacionamento, ponto de encontro e terminando como o principal acesso para a família. A partir desta extensão você obtém belas vistas para as Sierras Chicas. O segundo bloco retangular, por sua vez, abriga as áreas mais privativas.
A primeira etapa de dois dormitórios, sala, cozinha, lavado e banheiro foi construída. Uma segunda etapa complementa o programa com uma terceira suíte, lavandaria e sala de estudo / dormitório de hóspedes. Momentaneamente, um espaço semi-coberto suspenso atua no lugar do futuro conjunto gerando um espaço de transição para o exterior.