- Área: 135 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Diego Elgueta
-
Fabricantes: Arauco, AutoDesk, Cutek, Google, Haustek, Wet Proof
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com base no contexto existente, define-se como uma necessidade primordial localizar os principais invólucros programáticos na altura máxima permitida de acordo com os regulamentos, a fim de conceder-lhes a melhor visão desobstruída possível.
De acordo com isto e em resposta a um terreno inclinado que desce em direção à dita vista, o começo do balanço surge como imagem projetiva, interpretado como um esqueleto estrutural que permite ler um volume suspenso levitando no solo e aludindo à condição de exposição do local em relação à esquina.
Desta forma, a estrutura é considerada um sistema de andaimes, definida em madeira laminada de seção 10x40cm, destacada do corpo volumétrico, composta pelo cruzamento de quatro vigas de 10,5m de comprimento e quatro pilares duplos com 6,0m de altura. Eles são colocados pontualmente em um muro de contenção perimetral em pedra que protege e estabelece o nível mais baixo da casa.
Para complementar, a circulação vertical é trabalhada como elemento hierárquico, como estrutura central que ordena, distribui e outorga espacialidade à resolução programática da residência.
Em relação à materialidade, foi privilegiado o uso da madeira, tanto pela economia quanto pela durabilidade ao longo do tempo em ambientes salinos.
A estrutura de pinus laminado é tratada com 10% de verniz impermeabilizante branco da Cutek, para o revestimento exterior utilizou-se placas de 1”x4” tratadas com verniz impermeabilizante preto. Quanto aos revestimentos do piso, para a parte interna foram utilizadas tábuas de 1"x5" incolores vitrificadas e para o exterior tábuas de deck 1 1/2”x5”.