-
Arquitetos: Safdie Architects
- Área: 135700 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Laufen, Vectorworks, Vitro®, Yildiz Glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cumprindo sua missão como um conector entre os terminais existentes, a Jewel combina dois ambientes - um mercado e um jardim paradisíaco - para criar uma nova tipologia centrada na comunidade como o coração e a alma do Aeroporto de Changi. Jewel reúne uma experiência de estar na natureza com instalações de cultura e lazer, acentuando a ideia do aeroporto como um centro urbano vibrante ecoando a reputação de Cingapura como "a cidade no jardim".
O centro publicamente acessível de 135.700 m² inclui instalações para operações no aeroporto, jardins internos e atrações de lazer, ofertas de comércio, restaurantes e cafés, além de instalações hoteleiras, tudo sob o mesmo teto. Diretamente conectado ao Terminal 1 e aos Terminais 2 e 3, via pontes para pedestres, Jewel atende tanto passageiros em trânsito quanto o público em geral. Cada um dos eixos cardeais - norte, sul, leste e oeste - é reforçado por jardins de entrada que orientam os visitantes e oferecem conexões visuais entre os elementos internos do programa e os outros terminais do aeroporto.
No coração de Jewel está o Forest Valley, um jardim interno com terraço que oferece muitas experiências interativas e espaciais com trilhas para caminhada, cascatas e áreas de estar silenciosas. Entre as mais de 200 espécies diferentes de plantas, está a mais alta cachoeira interna do mundo - um "vórtice de chuva" - que cai desde um óculo no teto abobadado percorrendo sete andares abaixo. A cachoeira - em máximo funcionamento deixa fluir mais de 10.000 galões por minuto - ajuda no resfriamento do ambiente e coleta uma quantidade significativa de água da chuva para ser reutilizada em torno do edifício. Entre os jardins existe um mercado multi-nível em cinco pavimentos com acesso direto a eles através de uma série de cânions verticais.
A geometria de Jewel está baseada em uma cúpula toroidal semi-invertida. Medindo 200 metros de diâmetro no maior vão e sustentada apenas intermitentemente ao longo da borda do jardim, a estrutura integrada e o sistema de fachada permitem um interior quase sem colunas. Atingir um nível de conforto para a diversidade de atividades, bem como para sustentar o vasto leque de plantas com luz solar adequada, exigiu um sistema integrado de envidraçamento, sombreamento estático e dinâmico e um sistema de ventilação inovador e eficiente. Jewel está cotado para receber o status GreenMark Platinum de Singapura.
No quinto nível está o Canopy Park, que inclui 14.000 m² de atrações integradas nos espaços do jardim. Estas incluem estruturas tramadas dentro das árvores, uma ponte suspensa com fundo de vidro, um labirinto de cercas-vivas e um labirinto de espelhos, além de instalações feitas em colaboração com artistas aclamados internacionalmente. As características adicionais apresentam também uma caminhada por esculturas feitas com vegetação, exposições hortícolas e uma praça de eventos para 1.000 pessoas. Com Jewel, o aeroporto tornou-se um destino por si só.