- Área: 230 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tatjan Plitt
-
Fabricantes: GRAPHISOFT, Made by Morgen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O The Cable House transforma uma casa pequena e escura de operários em uma casa de família contemporânea, encontrando soluções elegantes para os desafios impostos pelo denso ambiente urbano, o terreno orientada para o sul e o contexto patrimonial.
O projeto aborda dois requisitos aparentemente concorrentes: deve proporcionar espaços leves e funcionais para uma família jovem e, simultaneamente, permanecer sensível ao entorno.
O telhado de duas águas garante os pontos mais baixos contíguos às propriedades vizinhas, uma solução simples, porém atraente e de acordo com os regulamentos locais. Uma claraboia sobre as escadas e outra acima da cozinha trazem luz natural para os espaços de estar, enquanto uma janela na altura da mesa conecta o espaço de jantar a um pequeno pátio oriental.
Trabalhando com o mínimo de espaço ao ar livre, as plantas se integram à arquitetura para preservar a conexão com a natureza. Na fachada foram plantadas vinhas que crescem em torno de cabos de aço e suavizam as linhas minimalistas. Com o tempo, criarão um exterior verde vivo.
No interior, ao lado da escada, encontra-se uma videira que irá crescer pelos cabos de aço que formam a balaustrada, ecoando os cabos e as vinhas do exterior, e trazendo a folhagem para o coração da casa.