-
Arquitetos: OMA
- Área: 8360 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Brett Beyer Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sotheby foi concebida como uma galeria de luxo, um espaço expositivo projetado para abrigar e expor desde pequenos e valiosos objetos à completas coleções de arte, sem qualquer restrição quanto ao tamanho e escala – a galeria mais alta possui mais de seis metros de altura, enquanto a menor sala conta com aproximadamente 35 metros quadrados.
O projeto de renovação e ampliação da Sotheby em Nova Iorque contará com três novos espaços em dois pavimentos concebidos para abrigar obras de arte de todas as escalas: The Grand Gallery, uma sala de quarenta e cinco metros de comprimento servirá para a apresentação de coleções inteiras; The Octagon Gallery, um espaço octogonal será dedicado para a exposição de joalheria, relógios e outros objetos de menor escala; The Enfilade Galleries, a mais cenográfica das galerias, é conformada por uma sequencia de espaços escalonados que se alinham para formar uma impressionante perspectiva. Além destes três principais espaços expositivos, a Sotheby contará ainda com uma série de espaços para a exposição de peças de mobiliário e design, uma variedade de salas menores para exibição de trabalhos em papel, outras nove galerias dedicadas à exposições menores, mais privadas e discretas, e finalmente, mais duas novas salas de leilão, aonde historicamente, acontecem as vendas das maiores e mais importantes obras de arte do mundo.
Ao acessar o mais novo espaço da Sotheby em Nova Iorque, os visitantes serão recepcionados em um espaço extremamente moderno e tecnológico, o qual conta com um sistema de monitoramento digital de última geração. A partir deste espaço é possível acessar uma nova galeria de pé direito duplo no pavimento térreo, onde serão realizadas exposições e também leilões. O novo café-bar Sant Ambroeus será inaugurado logo ao lado da galeria, onde os visitantes poderão comprar diferentes itens do acervo da galeria, ou acessar a luxuosa loja de vinhos que complementa a experiência dos espaços expositivos.
O projeto, que leva assinatura do OMA, faz parte de um esforço maior realizado pela Sotheby em busca de aprimorar e modernizar os espaços de suas principais lojas e galerias - de Londres à Paris – espaços de última geração que pretendem transformar a experiência de compra e venda de arte, levando o nome da galeria a um patamar jamais alcançado. Neste contexto, a Sotheby tem investido em novos mercados, inaugurando novas galerias em Geneva, Dubai e Tel Aviv. Além de ampliar seus espaços expositivos, a ampliação da galeria de Nova Iorque proporciona a Sotheby uma nova oportunidade para alcançar novos clientes e firmar novas parcerias, abrangendo um número maior de visitantes e em consequência, compradores.