- Área: 196 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Murray Fredericks
-
Fabricantes: Dulux, Eco Outdoor, GRAPHISOFT, Granite Marble Works, Interia, Lysaght, Nash Timbers, Robert Plumb, Vitrocsa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cloud é uma casa particular localizada na Praia de Bondi. O conceito maximiza a oportunidade da luz interagir com as superfícies da casa como as facetas de uma nuvem. Dois volumes interconectados são perfurados por um pátio central e por aberturas selecionadas, estabelecendo um jogo no ar e na luz.
A casa foi projetada como duas estruturas interligadas pelo pátio interno no nível do solo e a passagem aberta no nível superior. Os volumes retilíneos são perfurados com aberturas que endereçam tanto o programa quanto o contexto, cada um fornecendo um jogo diferente de luz. A casa é organizada entre dois pavimentos, espaços flexíveis no térreo e quartos privativos e espaços de estar mais íntimos no andar superior. Ambos os níveis estão ligados à circulação e se relacionam com o pátio central.
Dentro da casa, a geometria retilínea do exterior é suavizada por um ritmo de curvas sutis nos elementos interiores; uma janela redonda pivotante; um rodapé de concreto curvo e marcenaria personalizada que afunila na parede. Uma paleta de cores contidas de madeira quente, brancos e cinzas promove uma conexão com o contexto costeiro de Bondi, enquanto acabamentos de parede como os tijolos, mudam a luz ao longo do dia.
A orientação nordeste do local impacta na formação de um edifício que puxa a luz para um local mais delgado. Da rua, o volume se ergue sobre a garagem pavimentada, envolvendo-se com a paisagem da cidade de Bondi através de aberturas selecionadas, porém divertidas. Ele cria um buffer para a casa, onde os principais espaços de convivência são posicionados em particular e ancorados entre o pátio interno e o jardim paisagístico posterior. A fachada oriental contém aberturas que captam o sol da manhã, filtradas com telas de madeira para privacidade dos vizinhos adjacentes.
O paisagismo foi parte integrante do projeto desde a concepção. A colaboração com Dangar Barin Smith permitiu que espaços ao ar livre como o jardim dos fundos, uma ducha ao ar livre e o pátio de madeira fossem perfeitamente integrados em todo o piso térreo, enquanto uma cama de plantas amacia a borda do quarto principal no primeiro andar. O projeto foi atrás de simplicidade e foi realizado através de uma combinação de detalhes rigorosos e a habilidade da equipe de construção. Colaborações com empreiteiros especializados viram a realização de elementos sob medida, como um pedestal de concreto curvo, uma janela de aço circular giratória e persianas de madeira operáveis.